Inicio Alimentação Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

A cebola tem vários benefícios para a saúde e múltiplas variedades e origens. Este legume faz parte da nossa alimentação há pelo menos 5000 anos.

Originária da Ásia Central, a cebola é um dos legumes hortícolas domesticados mais antigo.
Em Portugal encontramos as principais regiões produtoras no Litoral do Ribatejo e Alentejo. Nestas regiões esta hortícola da família das aliáceas encontra condições ideais para a sua cultura.

Um dos exemplos de produção de cebola em Portugal é a Primohorta, membro do Clube dos Produtores Continente. Atualmente, a cebola ocupa 100 hectares e representa 20% da produção desta organização de produtores.

Segundo o diretor da Primohorta, a aposta na produção é apoiada pelo Clube de produtores.

“Inclusive têm-nos desafiado a experimentar novas variedades, como foi o caso da cebola doce em 2019.”

Completou Paulo Leite, diretor da Primohorta.

A cebola mais consumida em Portugal é a cebola amarela, sendo assim a mais produzida. No entanto, já cultiva também, em menor quantidade, cebola doce e cebola roxa.

Produção

A produção em Portugal tem duas épocas distintas:

Outono / Inverno

Entre os meses de setembro e novembro a cebola é semeada, ficando pronta para ser colhida entre março e junho. Como esta não tem capacidade de conservação, é vendida em verde, como cebola nova.

Primavera / Verão

A cebola é semeada entre os meses de janeiro e março, ficando pronta para ser colhida entre julho e setembro.

Esta cebola permite a conservação para que possa existir até ao início da próxima colheita.

No Continente podemos encontrar diferentes tipos de cebola, de cor e sabor distintos, o que faz com que possam ser utilizadas para diferentes fins.

Ao escolher a cebola no supermercado deve de ter em atenção a casca. Não escolha uma cebola com uma casca que apresente danos. Deve de estar firme, seca e brilhante.

Em casa, as cebolas devem de ser conservadas num local fresco, seco, arejado e escuro.

Variedades

Cada tipo de cebola tem as suas características e a cebola deve ser escolhida mediante a aplicação culinária que lhe vai dar.

Pode consumir cebola de formas variadas, crua, cozida, panada ou até caramelizada. Existem mil e uma formas de consumir este legume. Seja criativo!

A cebola amarela e a cebola roxa são excelentes para saladas e sanduíches. Já em saladas, opte pelo sabor suave da cebola nova ou da cebola doce. A chalota é ideal para os seus assados.

A cebolinha francesa é tradicional da região da Galiza e Astúrias. Esta cebola funciona muito bem em refogados, guisados e assados, porque tem uma boa capacidade de “caramelização.” Esta tem cor amarela clara, um formato achatado e um sabor menos “picante” que a cebola comum.

Por último, a cebolinha fresca queé ótima para temperar assados e saladas e a cebola branca, muito versátil e com um sabor picante.

Benefícios

As cebolas trazem diversos benefícios para a saúde. Estas são excelentes fontes de crómio, que apresenta um papel importante no controlo da glicémia.

Este mineral contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue, bem como para o metabolismo dos macronutrientes.

Durante a gravidez, poderá ser interessante incluir este alimento na sua dieta (caso ainda não aconteça), uma vez que as cebolas são ricas em ácido fólico, uma vitamina essencial neste período, que contribui para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue. A presença de ácido fólio ou folato ajuda ainda na prevenção de malformações do tubo neural do feto.

É essencial manter sempre uma dieta equilibrada! Agora que ficou a saber mais um pouco sobre cebolas, integre-as de forma variada na sua alimentação.


Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Descubra o vinho Sem Maneiras do chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort

Descubra o vinho Sem Maneiras do Chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort. Este vinho repleto de aroma e sabor não o irá deixar indiferente.

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

O treino do cão desde o primeiro dia é muito importante. Veja 4 Dicas para treinar o seu cão desde pequeno.

3 passos para provar e degustar um vinho corretamente

Degustar vinho é uma arte. Conheça como deve provar e degustar vinho para desfrutar de cada aroma, cheiro e sabor em pleno.

Mitos e realidades sobre beleza

Muito se diz sobre beleza. Saiba o que é mesmo verdade e o que são mitos.

Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

Conheça as variedades das cebolas produzidas em Portugal. Descubra como usá-las e os seus benefícios.