Inicio Alimentação Conheça os benefícios de consumo do Kiwi

Conheça os benefícios de consumo do Kiwi

Sabia que Kiwi é o nome da ave que é o símbolo nacional da Nova Zelândia? Mas não é sobre aves que vamos falar neste artigo, mas sim do fruto com o mesmo nome. O kiwi que nasceu na China e que ganhou forma na Nova Zelândia. É um fruto muito nutritivo, com baixo valor calórico e com propriedades benéficas.

Benefícios de consumo

Tem uma ação antioxidante

O kiwi é rico em vitamina C, uma vitamina que contribui para a prevenção das oxidações celulares indesejáveis.

Regula o trânsito intestinal 

Tem um alto teor de fibra, importante para o bom funcionamento intestinal.

Efeito protetor 

Tem um teor alto em vitamina C e fonte de folato. Estas vitaminas contribuem para o adequado funcionamento do sistema imunitário.

Saúde na gravidez 

Alguns nutrientes encontrados no kiwi têm um papel importante durante a gravidez. O folato, por um lado contribui para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue e, por outro, previne tam-bém as malformações do tubo neural

Saúde do coração  

O kiwi pode contribuir para a manutenção dos níveis adequados de pressão arterial, por ser uma fonte de potássio.

Promove a absorção de ferro  

Por ser rico em Vitamina C, o Kiwi pode contribuir para a absorção de ferro, se consumido em simultâneo com alimentos ricos neste mineral.

Algumas curiosidades sobre kiwi 

· Use o kiwi para amaciar a carne. Este fruto tem actinidina, uma enzima que atua sobre músculos e tecidos da carne, tornando-a mais macia.

· A enzima actinidina não é muito compatível com o leite e a gelatina. Para evitar que as suas sobremesas fiquem liquefeitas ou não solidifiquem use o Kiwi com cuidado.

· O kiwi ajuda a “limpar” o sabor da boca depois da ingestão de pratos muito gordurosos.

· É uma excelente opção para contrastar em saladas com vegetais de sabor amargo, como por exemplo a rúcula ou as endívias.

O kiwi nas lojas Continente 

Quando procurar o kiwi nas lojas Continente, vai encontrar o mais comum, ou seja, de polpa verde. Mas também vai descobrir o kiwi Gold. É uma variedade com polpa amarela e com sabor mais doce e menos ácido do que a tradicional. Não se esqueça que o kiwi que vai encontrar nas lojas Continente é bastante macio e está no ponto para consumo.

Como escolher 

Escolha os kiwis com pele lisa, sem rugas, lesões ou cavidades. Para consumo imediato ou nos próximos 2 dias, escolha os que cedem ligeiramente ao toque, mas sem estarem necessariamente moles.

Como conservar 

Deixe os kiwis à temperatura ambiente, para o caso de os consumir a breve prazo. Se levar mais tempo para os comer, coloque-os na gaveta inferior do frigorífico.

Como consumir 

A melhor opção é mesmo ao natural. Mas pode usar o kiwi em sumos, smoothies, com iogurte, para acompanhar pratos de peixe e de carne. Use também em saladas hortícolas ou de fruta, em geleias, compotas, doces e marmeladas. Não se esqueça de experimentar também em bolos, tortas e sorvetes.

Temos a certeza que ficou a conhecer bem melhor o kiwi, este fruto que deixou de ser exótico a partir dos anos 80. Acredite nos seus benefícios e inclua o kiwi na sua alimentação diária.

Partilhe com os seus amigos e familiares para também eles ficarem a conhecer os benefícios do kiwi. 

ÚLTIMOS ARTIGOS

O que não cabe no seu carrinho, cabe no Mais Continente

Faça as compras no Continente de artigos que não se encontram em loja de forma cómoda e rápida. Nos quiosques do Mais Continente encontra mais de 1000 artigos.

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.