Inicio Alimentação Frutas e Legumes Laranja do Algarve: curiosidades e benefícios

Laranja do Algarve: curiosidades e benefícios

A laranja do Algarve, de casca fina, intensamente colorida e brilhante, é conhecida pela sua qualidade, doçura e sabor. Com um elevado teor de sumo, é um fruto que apetece sempre.

A laranja do Algarve vem de pomares certificados

A classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) identifica produtos originários de determinada região, garantindo que apenas são comercializados artigos que tenham sido obtidos de forma tradicional e que possuam caraterísticas e reputação ligadas ao território.

No caso das laranjas do Algarve, a classificação é atribuída a todas as laranjas provenientes de pomares certificados. Esses pomares certificados têm um caderno de encargos exigente que vincula os produtores a diversas medidas para garantir a qualidade do produto, nomeadamente que o fruto seja colhido à mão e no ponto ótimo de maturação.

A chancela IGP garante uma laranja com casca fina, única da região mais a sul de Portugal.

As boas práticas da laranja do Algarve

Os pomares de citrinos onde são produzidas as laranjas do Algarve recorrem a um sistema de proteção integrada. Este é um regime agrícola baseado em boas práticas como a gestão racional dos recursos naturais e que privilegia a utilização de técnicas de produção amigas do ambiente para o controlo de pragas com o uso de armadilhas para insetos, contribuindo para uma agricultura sustentável.

As variedades de laranja do Algarve

As variedades de laranja têm características próprias existindo dois grupos mais importantes.

Grupo Navel

Ideais para o consumo em fresco, são as chamadas “laranjas de mesa”, distinguindo-se pelo umbigo na zona oposta ao pedúnculo e por não terem sementes.

As variedades mais comuns são a Navelina, a Newhall e a Lanelate. Os frutos são relativamente fáceis de descascar e a polpa é tenra, aromática, sumarenta e doce.

Grupo das variedades para sumo

São laranjas muito doces, com alto teor de sumo e distinguem-se por não terem umbigo. As variedades mais comuns são a Valência late, a Salustiana e a D. João.

Benefícios da laranja

Este fruto muito saboroso e refrescante, além de todas as possibilidades de confeção, possui diversos benefícios para a saúde, contribuindo para o normal funcionamento do sistema imunitário por ser rico em vitamina C e fonte de ácido fólico. Além disso, apresenta um alto teor de fibra.

A laranja do Algarve na culinária

A laranja é um dos produtos mais utilizados na gastronomia ao conferir um aroma fresco e ácido a alguns pratos de carne, saladas e molhos.

É muito utilizada na confeção de doces, como bolos, biscoitos, tortas, pudins e gelados. A combinação de chocolate e laranja é bastante frequente na doçaria. Também a casca é muitas vezes aproveitada para fins decorativos ou para conferir sabor a alguns pratos.

Saiba como escolher laranjas e delicie-se com o seu sabor e aroma. Além disso, aproveite para reforçar a imunidade com este fruto, pelo seu alto teor de vitamina C. São nutritivas, saudáveis e bastante saborosas. Como vê, é só benefícios.

Se gostou deste artigo, não deixe de consultar outros sobre alimentação e não deixe de partilhar com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Húmus de beterraba assada

Proveniente da cultura árabe, o húmus é um patê que tem como base o grão-de-bico. Perfeito para servir como entrada, a acompanhar...

Dicas para beber água e benefícios de manter a hidratação

Manter a hidratação durante todo o ano é fundamental para a saúde. Beber água deve fazer parte da rotina diária e várias...

Continente Bio: conheça esta marca de produtos biológicos

A agricultura biológica é um método agrícola que combina as melhores e mais sustentáveis práticas ambientais, com as normas mais exigentes de...

Os melhores gelados Continente para desfrutar este verão

É tempo de sol, praia, piscina, piqueniques, passeios, esplanadas e gelados! Seja onde for, os gelados do Continente foram criados para acompanhá-lo...

12 hábitos alimentares e de vida saudável para todos os dias

Para nos sentirmos bem e com vitalidade, devemos manter um estilo de vida saudável, praticando algum exercício físico e fazendo as melhores...