Inicio Alimentação Frutas e Legumes Maçã: variedades e benefícios

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que se tem conhecimento. Devido à sua versatilidade, é utilizada nas mais variadas receitas, das entradas às sobremesas, sejam simples ou requintadas.

Excelente também ao natural, ou simplesmente com uma pitada de canela, a maçã é um bom snack para acalmar o apetite entre refeições. Gosta de sabores salgados e combina bem com camarão, salmão, queijos e saladas. Fatiada e salteada em manteiga ou esmagada em puré, é um bom acompanhamento de carnes de porco e caça, por exemplo.

Os benefícios da maçã

A maçã é rica em água, fibra e flavonoides, sendo um alimento com propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes. Por ter uma grande percentagem de água, tem propriedades hidratantes e, por ser rica em fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade, promove uma absorção gradual do açúcar natural presente.  

A expressão “uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia” encaixa perfeitamente neste fruto, também devido à riqueza dos seus nutrientes.

As variedades e origem da maçã

A origem dos produtos, a sua proteção e reforço são importantes. Em Portugal, produzimos diversas variedades deste fruto em 4 regiões: Nesse sentido, o Continente detém na sua gama de produtos variedades de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de Indicação Geográfica Protegida (IGP) como as maçãs de Alcobaça IGP (Indicação Geográfica Protegida) – Gala, Golden, Reineta, Granny Smith e Fuji, as maçãs da Beira Alta IGP  Golden, as maçãs de Trás-os-Montes – Golden – e as maçãs do Alentejo – Golden e Granny Smith.

As maçãs de Alcobaça e da Beira Alta

As maçãs de Alcobaça IGP e da Beira Alta IGP são duas das protagonistas nacionais, produzidas com base no conhecimento que fruticultores passam de geração em geração. Uma vez que beneficiam de condições climatéricas únicas, estes dois tipos de maçã apresentam características muito próprias: as de Alcobaça, produzidas num clima mais suave e com nevoeiro matinal, têm uma cor mais intensa, e as da Beira Alta, que recebem um ar mais frio e produzem-se numa região montanhosa, apresentam uma textura mais crocante e um sabor mais adocicado.

Não faltam motivos para consumir maçã. Seja ao natural ou em receitas, é um fruto que sabe sempre bem. Aproveite e partilhe este artigo nas redes sociais através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...