Inicio Alimentação Frutas e Legumes Benefícios e características dos morangos

Benefícios e características dos morangos

Refrescantes, doces e muito aromáticos, os morangos são um fruto com um baixo valor energético e um elevado teor de água, delicioso para consumir ao natural. Fornecedor de antioxidantes, o morango é considerado um dos frutos vermelhos mais populares do mundo, devido a todos os seus benefícios e características.

Benefícios do consumo de morangos

Promoção de energia

As vitaminas presentes no morango contribuem para a síntese normal de aminoácidos, para reduzir o cansaço e a fadiga e para uma adequada produção de energia pelo organismo.

Sistema imunitário

Pela riqueza em vitamina C e por ser fonte de folato, os morangos contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Controlo da glicémia

O morango é uma excelente fonte de fibra e apresenta, simultaneamente, um baixo índice glicémico, duas características que contribuem para uma entrada gradual do açúcar no sangue, ajudando a controlar os níveis de glicemia.

Antioxidante

Encontramos vitamina C em quantidades consideráveis no morango, a qual promove a proteção das células do organismo contra as oxidações indesejáveis e, juntamente com o conteúdo em polifenóis, confere a este fruto uma capacidade antioxidante.

Manutenção da memória

Dos fitoesteróis presentes no morango destaca-se a fisetina, encontrada na maioria dos frutos vermelhos e principalmente no morango, que parece apresentar propriedades neuro-protetoras.

Os morangos e as suas propriedades nutricionais

O valor nutricional por 100g de morangos equivale a 34 calorias. Apresenta ainda as vitaminas C e B9.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Fruta” deverá contribuir para a nossa dieta com 3 a 5 porções diárias. Uma porção de morangos corresponde a 160g (cerca de 8 unidades).

Quando consumir os morangos?

A época dos morangos produzidos em Portugal decorre entre os meses de maio e junho, período este em que deve ser privilegiado o seu consumo.

Como consumir os morangos?

Há muitas formas de o consumir. Ao natural, incluí-lo em batidos, fazer uma compota ou consumir numa sobremesa.


Como escolher?

Ao escolher os morangos, dê preferência aos perfumados, de cor vermelho vivo e sem sinais de desidratação.

Como conservar?

O ideal é conservar os morangos numa embalagem aberta na gaveta inferior do frigorífico.

Para além de agradar a muitos, o consumo de morangos pode também ser benéfico para o organismo. Partilhe este artigo com os seus amigos para que todos saibam o que este pequeno fruto tem para oferecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.