O consumo de frutas da época, bem como de legumes, tem as suas vantagens. O padrão alimentar mediterrânico destaca a importância de respeitar a sazonalidade dos hortofrutícolas.
Se consumida na sua época de produção, a dita fruta da época não só será mais saborosa como terá uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se forem produzidos localmente, contribuímos ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.
Para ficar a conhecer a melhor altura para consumir a fruta e legumes da época, pode também descarregar o nosso calendário de produção nacional e acompanhar ao longo de todo o ano o que é produzido em Portugal.
Alguns exemplos de legumes e frutas da época
Framboesa
No Continente, a framboesa é 100% portuguesa na maior parte do ano. Da Cova da Beira no verão e do Algarve de outubro a maio, é rica em fibra e em compostos antioxidantes e tem um valor energético reduzido. É ainda fonte de vitamina C, manganês e folato.
Morango
Em Portugal, colhe-se o morango de fevereiro a outubro. Os nossos morangos frescos são apanhados cuidadosamente à mão e colocados nas embalagens ainda no campo. Deliciosos para consumir ao natural, são ricos em fibra, fonte de vitamina C e folato.
Ameixa preta e amarela
De baixo valor energético, a ameixa é rica em fibra e compostos antioxidantes, como antocianinas e flavonoides. A ameixa portuguesa está disponível de julho a setembro e os nossos produtores de ameixa estão no Alentejo, Ribatejo e na região da Cova da Beira.
Pêssego da Cova da Beira IGP
O pêssego vermelho à venda nas lojas Continente é proveniente, na sua maioria, da região da Cova da Beira, o que lhe confere uma qualidade excecional. Está disponível de junho a setembro e é rico em fibra e baixo em calorias.
Laranja do Algarve
As laranjas no Continente, durante a campanha portuguesa que decorre usualmente entre dezembro e julho, são certificadas “IGP Citrinos do Algarve”.
Melão Branco “Escolha do Produtor”
Um fruto com baixo valor energético, alto teor de fibra e rico em água, que ajuda a hidratar e prolonga a sensação de saciedade nos dias quentes. Este melão de polpa macia, sumarenta e muito doce é colhido “no ponto”, entre junho e setembro, por mãos experientes dos produtores do Alentejo e Ribatejo.
Alface Frisada
As áreas de produção da alface frisada no nosso país concentram-se no litoral, devido à proximidade nos centros populacionais, assegurando assim uma cadeia logística curta que garante uma maior frescura. O Continente privilegia produtores locais de alfaces que entregam diretamente nas nossas lojas em apenas 6 horas após serem colhidas. A alface portuguesa é produzida durante todo o ano.
Tomate Redondo
O cultivo do tomate em Portugal acontece principalmente de maio a outubro, estando as principais zonas de produção distribuídas ao longo do litoral – Algarve, Sudoeste Alentejano, Oeste e Grande Porto.
Vantagens de conhecer e consumir legumes e frutas da época
- Para a saúde: permite consumi-los com mais frescura e qualidade no seu ponto ótimo;
- Para a economia: consumimos produtos produzidos por produtores portugueses;
- Para o ambiente: com menor tempo de transporte, são mais sustentáveis;
Conheça e descarregue o nosso calendário de sazonalidade de frutas e legumes e dê preferência ao que é produzido em Portugal. Tire mais proveito da fruta da época bem como dos legumes com esta informação mais detalhada acerca dos melhores momentos do ano para os consumir.