Inicio Alimentação Frutas e Legumes A sazonalidade de legumes e frutas da época

A sazonalidade de legumes e frutas da época

O consumo de frutas da época, bem como de legumes, tem as suas vantagens. O padrão alimentar mediterrânico destaca a importância de respeitar a sazonalidade dos hortofrutícolas.

Se consumida na sua época de produção, a dita fruta da época não só será mais saborosa como terá uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se forem produzidos localmente, contribuímos ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.

Para ficar a conhecer a melhor altura para consumir a fruta e legumes da época, pode também descarregar o nosso calendário de produção nacional e acompanhar ao longo de todo o ano o que é produzido em Portugal.

Alguns exemplos de legumes e frutas da época

Framboesa

No Continente, a framboesa é 100% portuguesa na maior parte do ano. Da Cova da Beira no verão e do Algarve de outubro a maio, é rica em fibra e em compostos antioxidantes e tem um valor energético reduzido. É ainda fonte de vitamina C, manganês e folato.

Morango

Em Portugal, colhe-se o morango de fevereiro a outubro. Os nossos morangos frescos são apanhados cuidadosamente à mão e colocados nas embalagens ainda no campo. Deliciosos para consumir ao natural, são ricos em fibra, fonte de vitamina C e folato.

Ameixa preta e amarela

De baixo valor energético, a ameixa é rica em fibra e compostos antioxidantes, como antocianinas e flavonoides. A ameixa portuguesa está disponível de julho a setembro e os nossos produtores de ameixa estão no Alentejo, Ribatejo e na região da Cova da Beira.

Pêssego da Cova da Beira IGP

O pêssego vermelho à venda nas lojas Continente é proveniente, na sua maioria, da região da Cova da Beira, o que lhe confere uma qualidade excecional. Está disponível de junho a setembro e é rico em fibra e baixo em calorias.

Laranja do Algarve

As laranjas no Continente, durante a campanha portuguesa que decorre usualmente entre dezembro e julho, são certificadas “IGP Citrinos do Algarve”.

Melão Branco “Escolha do Produtor”

Um fruto com baixo valor energético, alto teor de fibra e rico em água, que ajuda a hidratar e prolonga a sensação de saciedade nos dias quentes. Este melão de polpa macia, sumarenta e muito doce é colhido “no ponto”, entre junho e setembro, por mãos experientes dos produtores do Alentejo e Ribatejo.

Alface Frisada

As áreas de produção da alface frisada no nosso país concentram-se no litoral, devido à proximidade nos centros populacionais, assegurando assim uma cadeia logística curta que garante uma maior frescura. O Continente privilegia produtores locais de alfaces que entregam diretamente nas nossas lojas em apenas 6 horas após serem colhidas. A alface portuguesa é produzida durante todo o ano.

Tomate Redondo

O cultivo do tomate em Portugal acontece principalmente de maio a outubro, estando as principais zonas de produção distribuídas ao longo do litoral – Algarve, Sudoeste Alentejano, Oeste e Grande Porto.

Vantagens de conhecer e consumir legumes e frutas da época

  • Para a saúde: permite consumi-los com mais frescura e qualidade no seu ponto ótimo;
  • Para a economia: consumimos produtos produzidos por produtores portugueses;
  • Para o ambiente: com menor tempo de transporte, são mais sustentáveis;

Conheça e descarregue o nosso calendário de sazonalidade de frutas e legumes e dê preferência ao que é produzido em Portugal. Tire mais proveito da fruta da época bem como dos legumes com esta informação mais detalhada acerca dos melhores momentos do ano para os consumir.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.

Carpaccio de Laranja, Mozarela, Pesto, Nozes e Canónigos

Com a chegada da Primavera sabe sempre bem um prato mais leve. Experimente um carpaccio com laranja, mozarela, pesto, nozes e canónigos!