Inicio Alimentação Frutas e Legumes Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é uma fruta fresca típica do verão a que poucos resistem.

Conheça alguns dos benefícios da melancia, as variedades e também a sua história.

Origem e história da melancia

Citrullus lanatus, esse é o nome científico da melancia. Da mesma família do pepino, da abóbora e do melão, esta fruta é originária de África. Presume-se, mais especificamente, que seja do deserto de Kalahari. O primeiro registo de colheita doméstica deu-se há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas. No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte.

A partir de viagens feitas pelos navios mercantes para os países ao longo do Mediterrâneo, a melancia chegou à China por volta do século X. No século XIII, foi introduzida na Europa trazida pelos mouros e depois conquistou a América, na época dos Descobrimentos.

Tipos de melancia

A melancia mais conhecida é com sementes pretas, polpa vermelho/rosado e casca verde riscada ou lisa. Contudo, existem muitos outros tipos de melancia. Antes de falarmos especificamente sobre cada tipo, é importante saber que todas as melancias que encontra à venda no Continente são doces e colhidas no ponto exato da maturação.

E sabe porquê? Por que o segredo da melancia é o ponto de corte que é feito por pessoas experientes no campo. É preciso conhecimento para saber quais as melancias que estão boas para levar até si prontas a consumir. Quer saber quais os tipos de melancia que temos para si?

Melancia preta sem sementes

Um fruto típico de verão! Refrescante, saboroso e muito hidratante, esta melancia pertence à família da abóbora, do pepino, do chuchu e do melão, as cucurbitáceas. A melancia preta sem sementes, crocante e muito doce, é produzida maioritariamente no Alentejo e Ribatejo, entre julho e setembro.

Melancia alongada de pele riscada

Indicada para quem prefere uma melancia sumarenta, de textura macia com sabor doce e de perfil sensorial tradicional uma vez que contém sementes

Mini melancia

No tamanho ideal para ser saboreada de uma só vez, esta melancia de sabor bastante adocicado e de textura firme, pode conter algumas pequenas sementes ou sementes esbranquiçadas.

Benefícios da melancia

  • Baixo valor energético: a melancia é composta por mais de 90% de água e apenas 6% de açúcar. Possui apenas 26 calorias por 100g e é rica em fibra. Um fruto com poucas calorias e sabor doce, é uma excelente alternativa quando apetece uma sobremesa fresca no verão;
  • Ação antioxidante: o vermelho da polpa da melancia resulta, sobretudo, do conteúdo rico em caroteno, um pigmento dotado de uma função antioxidante, podendo contribuir para a proteção das células contra oxidações indesejáveis;
  • Hidratante: composta por mais de 93% de água, é um fruto ideal para hidratar o organismo enquanto se delicia.

Como escolher e conservar a melancia

A melancia deve ser pesada. Ao adquiri-la escolha-a comparando dois frutos do mesmo tamanho, optando pelo que apresentar maior peso. A melancia é um fruto que tem de ser colhido maduro, uma vez que a sua qualidade não melhora após a colheita. Verifique se a mancha da casca que esteve em contacto direto com o solo, a “cama”, está amarela.

Na hora de conservar, se ainda não tiver sido aberta, pode deixar em temperatura ambiente. Depois de aberta, é necessário colocá-la no frigorífico, de preferência envolvida em película aderente, onde se pode manter até 7 dias.

A melancia é uma fruta muito versátil. Pode ser usada em sumos, compotas, gelados, saladas, molhos e até em sopas frias. 

Já conhecia a história, variedades e benefícios da melancia? Se gostou do nosso artigo, partilhe com seus amigos e familiares para que também possam beneficiar destas informações.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.