Inicio Alimentação Frutas e Legumes Conhece todas as características e benefícios da ameixa?

Conhece todas as características e benefícios da ameixa?

As ameixas pertencem à família do pêssego e da nectarina e são do género Prunus. São frutos carnudos, de caroço duro, o qual contém as sementes. De cor púrpura, vermelha, azul-escura, verde ou amarela, são compostas por cerca de 90% de água, sendo muito suculentas e saborosas.  

Existem muitas variedades de ameixa: as Japonesas (que conhecemos como amarelas, vermelhas e pretas), as Rainha Claúdia e as Stanley (mais conhecidas como Abrunho).

A ameixa pode ser consumida ao natural, seca e em conserva. É também muito utilizada em alguns pratos de doçaria tradicional portuguesa.

Vantagens em consumir ameixa

A ameixa é um fruto de baixo valor calórico (aproximadamente 40 kcal/100g.) e uma fonte de fibra. Conheça os benefícios em consumir este fruto:

  • Função intestinal: as ameixas frescas são ricas em fibra que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. No caso da ameixa seca, o teor de fibra é ainda maior, sendo por isso muitas vezes associada a uma melhoria do trânsito intestinal. Acontece que a ameixa seca possui também quantidades consideráveis de sorbitol, um composto que tem uma elevada capacidade adoçante e cujo consumo pode ter efeitos laxantes;
  • Ação antioxidante: as ameixas frescas apresentam um elevado conteúdo de fitonutrientes como flavonoides e compostos fenólicos, que apresentam capacidades antioxidantes;
  • Saúde dos ossos: a ameixa seca é rica em vitamina K, uma vitamina que contribui para a manutenção de ossos saudáveis.

Quantidade diária e maneiras de consumir

A Roda dos Alimentos, recomenda o consumo de 3 a 5 porções de fruta por dia. Uma porção corresponde a cerca 1 a 2 ameixas frescas por dia, se forem de tamanho grande. Se forem pequenas, a porção pode ser de 3 a 4 unidades.

Por ser uma fruta muito versátil, pode ser consumida ao natural ou utilizada no preparo de sumos e batidos ou em saladas de frutas. Pode também preparar deliciosas compotas, conservas, mousses e gelatinas. São ótimas em qualquer refeição: ao pequeno-almoço, ao lanche, e como uma sobremesa saudável após as refeições principais.

Tipos de ameixa

Existem dezenas de variedades de ameixa, mas vamos aqui citar apenas as mais conhecidas em Portugal: as Japonesas (que conhecemos como já mencionado acima), as Rainha Claúdia e as Stanley. Estas últimas diferem da ameixa autêntica sobretudo pelo fruto esférico e a cor violeta escura, com o caroço chato, em vez de pontiagudo como na ameixa normal.

A ameixa seca, por ser mais concentrada nos seus nutrientes, apresenta um maior valor energético e teor mais elevado açúcar. Pode ser incluída numa alimentação saudável, e utilizada para adoçar alguns pratos, mas deve ser consumida com mais moderação.

Os nossos produtores localizam-se no Alentejo, onde se produz todos os tipos de ameixa, sobretudo as bem conhecidas Ameixas D´Elvas. O Ribatejo e a região da Cova da Beira são zonas de produção das Japonesas.

Para que o fruto chegue até ao consumidor, doce e muito sumarento, é necessário que a colheita seja feita no ponto de maturação que respeite os parâmetros que influenciam o sabor. Os nossos produtores sabem fazê-lo melhor do que ninguém. Já provou todos estes tipos de ameixa?

Partilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam o verdadeiro valor das ameixas.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...