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Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação saudável. Incorporadas em sopas, saladas, sumos, smoothies, ou como acompanhamento de peixes e carnes, as couves combinam com quase tudo.

Pertencentes à família das Brassicaceae, também designada por Cruciferae, a couve possui mais de 300 géneros e 3000 espécies. São legumes com uma variedade de cores e tamanhos que diferem muito em termos morfológicos, pelo que a sua descrição se torna difícil.

Variedades de couves

As couves dividem-se em 3 grandes grupos:

Couves de repolho ou de cabeça

Neste grupo estão incluídas todas as couves que formam um único repolho terminal, como a couve-branca, a couve-lombarda, a couve coração, a couve-roxa e a couve chinesa.

Couves de inflorescência

Neste grupo estão incluídas todas as espécies cultivadas pela sua inflorescência (são consumidas antes da abertura das flores), tais como a couve-flor, o brócolo e a couve romanesca.

É neste grupo de couves que temos visto as maiores inovações nos últimos anos. Como exemplo, podemos citar as couves-flor coloridas e os “pequenos brócolos” – os Bimis® que resultam de um cruzamento natural de uma couve repolho oriental Kai-LAN e brócolos.

Couves de folhas

Neste grupo temos a couve-tronchuda, também conhecida como couve-penca ou couve-portuguesa e a couve-galega. A couve portuguesa, resultou provavelmente da hibridação entre formas de couves de repolho e formas de couves de folhas e foi selecionada na Península Ibérica. A couve-galega é típica do norte do país. É com este tipo de couve que se prepara o tradicional caldo verde.

Ainda neste grupo estão incluídas as couves Kale e a couve Packchoi, originárias da Ásia e que têm cada vez mais apreciadores em Portugal.

Benefícios das Couves

As couves são ricas em vitaminas com diferentes benefícios para a saúde:

  • Pele e Visão – As couves de folha são fonte de vitamina A, cuja ação contribui para a manutenção de uma pele e visão saudáveis.
  • Ação Antioxidante – Todas as variedades de couve possuem um alto teor em vitamina C, que ajuda a prevenir as oxidações celulares indesejáveis.
  • Gravidez – O ácido fólico, vitamina encontrada em quantidades consideráveis em todas as variedades de couves, desempenha um papel essencial na gravidez. Esta vitamina contribui para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue.
  • Coração – Algumas couves são ainda importantes fornecedoras de potássio, um mineral que contribui para manter os níveis normais da pressão arterial.
  • Ossos e Dentes – O cálcio encontrado, por exemplo, nos grelos de couve e na couve galega tem um papel importante na saúde dos ossos e dentes.

Como escolher couves

As couves de cabeça e de folhas devem estar viçosas, com coloração viva e sem marcas de picadas de insetos. As couves de inflorescência, como a couve-flor e os brócolos, devem ter os conjuntos firmemente agrupados e sem sinais de descoloração.

Como conservar as couves

Se não pretender consumi-las logo após a compra, deve conservá-las numa embalagem aberta no frigorífico por três a quatro dias. Para evitar que o frio estrague as couves, guarde-as nas gavetas inferiores, em sacos próprios.

Formas de confecionar

Pela sua grande variedade, as couves são muito versáteis e podem ser confecionadas de diversas maneiras. Deixamos aqui apenas algumas sugestões:

  • Couve-flor: cozida, assada ou gratinada. A couve-flor é bastante versátil e com ela conseguimos fazer diferentes pratos. Uma sugestão rápida e deliciosa é um caril de legumes com couve-flor.
  • Brócolos: cozidos, em quiches, salteados. Se procura uma ideia de receita prática com este tipo de couve, experimente uma bowl de arroz com frango e feijão.

Couves de folha: cozidas e salteadas. Se cozer folhas de couve inteiras, poderá consumi-las como acompanhamento de um prato ou fazer uns rolinhos de couve que para além de encantarem pela beleza, são deliciosos.

Aproveite toda a variedade e versatilidade culinária e inclua couves na sua alimentação. A sua saúde e da sua família serão as maiores beneficiadas.

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