Inicio Alimentação A importância da Vitamina C na sua alimentação

A importância da Vitamina C na sua alimentação

Muitas vezes nos impressionamos com os feitos da natureza e este é mais um exemplo da forma inteligente como podemos tirar proveito dela. Não será coincidência que nos meses de inverno, quando as gripes e as constipações são mais frequentes, a natureza nos brinde com diversos frutos e hortícolas ricos em vitamina C.

É sabido que a vitamina C tem um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário, fundamental para combater as gripes.

Frutos como os citrinos, onde se incluem a laranja, a tangerina e o limão, o kiwi, e hortícolas como diversas couves, os brócolos e a beterraba, são exemplos de alimentos disponíveis nesta época e que fornecem boas quantidades de vitamina C.

Pode ainda dizer-se que os alimentos da época são mais nutritivos. São colhidos no seu ponto ideal de maturação e, por isso, têm as suas características nutricionais maximizadas.

Os benefícios da Laranja

A laranja, para além de fornecer vitamina C, contém teor elevados de ácido fólico, uma vitamina que também contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Um dos nutrientes que mais se destaca na fruta é a fibra solúvel. E a laranja não foge à regra. Este tipo de fibra não é absorvido pelo organismo, chegando ao intestino delgado onde é fermentada pelas bactérias nele presentes. Pela presença de fibra da fruta, a absorção dos açúcares é mais lenta, o que é uma mais valia na regulação da glicémia.

A importância da vitamina C no vegetarianismo ou veganismo

A vitamina C, contribui para a melhor absorção de ferro, pelo que a incorporação de alimentos ricos nesta vitamina nas refeições que contêm alimentos fornecedores de ferro, contribui para o melhor aproveitamento deste mineral. Este papel ganha ainda mais relevância numa alimentação vegetariana, sobretudo se se tratar de vegetarianismo estrito ou veganismo, onde são excluídos todas os alimentos de origem animal, podendo verificar-se défices de ferro. Apesar deste mineral estar presente em diversos alimentos de origem vegetal, como as leguminosas (grão, feijão, lentilhas, por exemplo), está na sua forma não-heme, que é mais dificilmente absorvida e aproveitada pelo organismo.

Coma laranja a qualquer hora do dia

De certeza que já ouviu o ditado sobre o consumo da laranja que diz “de manhã ouro, à tarde prata e à noite mata”. Muitos ditados têm o seu fundo de razão, este não é o caso. Associada ao facto da laranja ser um fruto ácido e à ideia de que à noite temos mais dificuldade em digerir alimentos ácidos. Contudo, os alimentos quando são ingeridos, em qualquer altura do dia, são reduzidos ao pH do estômago, que é inferior a 2, pelo que um pH mais ácido ou mais alcalino não vai influenciar o processo digestivo, nem ter impacto no pH do organismo.

Segura em qualquer altura do dia, a laranja pode ser incluída ao pequeno almoço, almoço, lanche ou jantar. E as suas utilizações podem ser as mais diversas. Do tradicional sumo de laranja, às papas com bolacha Maria e banana oferecidas às crianças, para temperar as carnes, incluir numa sobremesa ou como componente de um prato principal. Com tantas opções, a melhor é a mais simples, fresca e inteira.

Partilhe este artigo pelos seus familiares e amigos e demonstre-lhes a importância da vitamina C.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.