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Inclua os frutos tropicais na sua alimentação

Com cores vivas, formas inusitadas e sabores originais, os frutos tropicais estão cada vez mais presentes no nosso país. Para além das cores, formatos, texturas, aromas e sabores diferentes, os frutos tropicais são também gastronomicamente versáteis e benéficos para a saúde.

Os frutos tropicais que pode incluir na sua alimentação

Abacaxi

Este fruto tem uma polpa doce, muito suculenta com um bom equilíbrio entre acidez e açúcar. Pode ser consumido ao natural, em sumos, batidos e smoothies, em gelados, bolos, saladas de fruta, iogurtes, pratos agridoces, em conserva, cristalizado, ou em licor.

O abacaxi possui uma enzima denominada como bromeleína que auxilia na digestão das proteínas e tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a vitamina C e o manganês encontrados nesta fruta, contribuem para a proteção das células contra oxidações indesejáveis e reduzem o cansaço e a fadiga. Para tornar a carne mais macia, coloque fatias finas de abacaxi sobre a mesma e aguarde alguns minutos. Retire e cozinhe a carne normalmente. A bromelaína tem a capacidade que “quebrar” as proteínas da carne, tornando-a mais macia. É um excelente truque de cozinha!

Papaia

Fruto de forma oblonga, com uma polpa macia e de sabor suave. Pode ser consumida ao natural ou com sumo de limão, na preparação de sobremesas, tais como mousses, gelados, bolos, sumos e batidos.

Pelo seu teor em vitamina C, a papaia pode ajudar na normal formação de colagénio. Além disso, por ser rica em fibras, pode também contribuir para o bom funcionamento dos intestinos e para o melhor aproveitamento dos nutrientes. A papaína, presente neste fruto, ajuda ainda na digestão das proteínas, permitindo a sua melhor absorção intestinal.

Mamão

Maior do que a papaia, o mamão tem casca mais grossa e sabor mais intenso. Pode ser consumida da mesma forma que a papaia.

Por ser rica em fibra, o seu consumo também é benéfico para o trânsito intestinal. Além disso, possui vitamina A que tem um importante papel na manutenção de uma visão normal.

Manga

A manga da variedade Palmer, de casca vermelho escuro e polpa macia, quando colhida no ponto exato da maturação, é uma fruta doce, aromática e sem fibra. Pode ser consumida ao natural, em saladas de fruta, sumos, batidos e doces, em saladas, pratos frios ou quentes e molhos agridoces.

Fruta tropical rica em vitamina A e C, vitaminas estas que ajudam na manutenção de uma pele e visão normais, bem como no adequado funcionamento do sistema imunitário. Contém ainda folato, também conhecido como ácido fólico, que é uma vitamina essencial na gravidez, contribuindo para o crescimento normal dos tecidos e formação do sangue.

Maracujá

Esta fruta tropical exótica, pertence à família passiflora. A sua polpa é cor de laranja ou amarelada e contém sementes pretas comestíveis. Pode ser consumida ao natural, em sumos, chás e cocktails, em batidos, mousses, bolos, pudins, semifrios ou gelados.

Para além das vitaminas C e A, o maracujá é rico em potássio. A presença deste mineral ajuda a equilibrar os níveis de sódio, um fator importante para um menos risco de pressão arterial elevada e outras patologias associadas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral – AVC.

Pitaya Vermelha

As variedades de pitaya mais consumidas distinguem-se, sobretudo, pela cor da casca e da polpa. A cor da casca varia do amarelo ao rosa e a polpa pode ser branca ou rosa. Entre ambas não existe grande diferença de sabor. A polpa desta fruta vermelha exótica pode ser consumida ao natural ou em gelados, batidos, smoothies, doces e geleias.

Esta fruta tropical contém ferro e niacina que contribuem para o funcionamento normal do metabolismo de produção de energia e para a redução do cansaço e fadiga. Por ser fonte de vitamina B3 e ferro, pode contribuir para a regulação da função psicológica e funcionamento do sistema nervoso. Tem ainda benefícios ao nível da beleza, uma vez que a niacina ajuda a manter uma pele saudável e normal.

As frutas tropicais exóticas são uma excelente opção para servir em ocasiões especiais, como à mesa no Natal, em sobremesas por exemplo, mas também para consumir ao longo de todo o ano. Ao natural, podem compor um centro de mesa que certamente surpreenderá por ser diferente do usual, dando um ar tropical à refeição.

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