Inicio Alimentação Os melhores azeites para este Natal

Os melhores azeites para este Natal

As memórias que criamos desde cedo no Natal são especiais. Valorizamos os momentos de partilha com quem nos é querido e os sabores e aromas dos pratos pelos quais aguardamos todo o ano, como o peru ou o bacalhau.

A qualidade do bacalhau é essencial para um bom prato, mas o azeite é a “a cereja no topo do bolo” desta refeição. No entanto, os azeites não são todos iguais e podem variar em cor, brilho, odor, sabor e textura. Neste artigo sugerimos os melhores azeites para acompanhar os pratos de Natal.

Aproveite para conhecer os benefícios do azeite, que para além de ser delicioso é também saudável.

Quais os melhores azeites para o Natal?

Azeite Virgem Extra

Esta denominação prende-se com o azeite de qualidade superior, com um grau de acidez entre os 0 e 0,8%. É ideal para temperar a cru ou para incluir na confeção dos seus cozinhados. Experimente os azeites virgem extra Cinco Soldos, uma marca portuguesa com produtos naturais obtidos diretamente das azeitonas unicamente por processos mecânicos – o verdadeiro sumo de azeitona.

Garrafa de Azeite Virgem Extra Cinco Soldos - Para Si
Azeite Virgem Extra Cinco Soldos

Azeite DOP

Os azeites com o selo DOP – Denominação de Origem Protegida, têm a garantia de que são produzidos numa área geográfica delimitada, em condições muito próprias e com variedades específicas de azeitonas definidas para cada zona. Em Portugal, existem seis regiões de produção com este certificado: Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo, Norte Alentejo, Alentejo Interior e Moura. Destacamos assim o Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção.

Garrafa de Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção - Para Si
Azeite Virgem Extra DOP Trás-Os-Montes Continente Seleção

Azeite Biológico

O azeite biológico é produzido a partir de oliveiras cultivadas em modo de produção biológica, de acordo com regras de orientação muito restritas, no que diz respeito à utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários. Ideal para quem procura fazer uma alimentação biológica, sugerimos-lhe o Azeite Virgem Extra Continente Bio.

Garrafa de Azeite Virgem Extra Continente Bio - Para Si
Azeite Virgem Extra Continente Bio

Azeite Monovarietal

Ainda raros no mercado português, os azeites monovarietais são produzidos com apenas uma variedade de azeitona, permitindo ao consumidor distinguir e apreciar as suas características.

Algumas das variedades mais apreciadas são:
Galega, oriunda das Beiras, Alentejo e Algarve, que produz um azeite suave e doce, com aroma a maçã madura e frutos secos;
Cordovil, que pode ser de Serpa ou Moura, Elvas ou Castelo Branco, produzindo um azeite muito frutado e medianamente amargo e picante;
Cobrançosa, originária de Trás-os-Montes, que produz um azeite muito apreciado, medianamente frutado e com aroma a erva fresca, folha verde e tomate.

Deve escolher o seu azeite monovarietal de acordo com os seus gostos, no entanto a nossa sugestão recai sobre o Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção.

Garrafa de o Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção - Para Si
Azeite Virgem Extra Cobrançosa Continente Seleção

Há dias para os quais reservamos o melhor, e o Natal é um deles. Agora tem tudo o que precisa para escolher o melhor azeite para si e para a sua consoada. Visite as lojas Continente e usufrua da melhor qualidade aos melhores preços. Ajude familiares e amigos a conhecerem o admirável mundo do azeite partilhando este artigo nas suas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...

Tudo sobre o Queijo de Azeitão DOP

Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é imperdível. Fique a conhecer este que é um dos mais conhecidos...

Amêijoas à Bulhão Pato

Se há prato que cai bem no verão são amêijoas à Bulhão Pato. Para quem gosta e ainda não tem a receita,...

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo,...

Vinho e pescado: tudo para uma harmonização perfeita

Para quem aprecia uma boa refeição de peixe acompanhada de um bom vinho, dois fatores devem ser tidos em conta: o tipo...