Inicio Alimentação Peixaria Como preparar o bacalhau para a sua consoada

Como preparar o bacalhau para a sua consoada

Já está a pensar no bacalhau que vai fazer para a consoada? Esta é uma das refeições mais importantes do ano e todos querem que o bacalhau esteja perfeito quando chega à mesa.

Preparar o bacalhau para que fique exatamente como gostamos requer alguma técnica: antes da sua preparação é fundamental saber escolher um bom bacalhau de natal, depois, são necessários alguns cuidados para que o bacalhau fique bem suculento e “no ponto” em termos de sal.

Que cuidados são necessários para preparar o bacalhau de natal?

1. Demolhar o bacalhau

Demolhar corretamente o bacalhau é fundamental para que fique no ponto certo de sal, sabor e textura. Comece por lavar em água fria corrente para retirar o excesso de sal à superfície. Depois coloque-o num recipiente com água bem fria com a pele virada para cima e totalmente coberto de água.

Reserve no frigorífico e renove a água até 3 vezes por dia. Quanto mais altas forem as postas, maior o tempo de demolha, já que a concentração de sal das postas é mais elevada.

No fim do processo de demolha, se for cozinhar o bacalhau, certifique-se que mudou a água duas horas antes de o cozinhar. Desta forma o bacalhau não ficará ressequido.

Qual a duração indicada de demolha do bacalhau?

O tempo de demolha depende do calibre e peso do bacalhau.

CategoriaPeso/PeçaDemolha
Corrente0,5 até 1kg36 horas
Crescido1 até 2kg46 horas
Graúdo2 até 3kg55 horas
Especial3kg 72 horas

2. Conservar o bacalhau para a consoada

Existem várias formas de conservar o bacalhau. É essencial confirmar se o bacalhau está seco e salgado ou se já foi demolhado.

Bacalhau seco e salgado

O ideal é demolhar e congelar o bacalhau logo de seguida. Se não for possível, guarde-o no frigorífico ou coloque-o num local fresco e seco.

Bacalhau demolhado

Se demolhou o bacalhau, mas ainda não o vai cozinhar, o melhor é congelar até à consoada. Retire as postas de bacalhau da água e seque com papel de cozinha para evitar a formação de cristais de gelo. Desta forma estará em perfeitas condições para ser congelado.

3. Cozer o seu bacalhau

Não faltam receitas de bacalhau para o Natal que explicam a melhor forma de confecionar esta iguaria. Se gosta do Natal bem tradicional, o mais certo é que não dispense o bacalhau cozido com batatas e couves. Tanto cozido como no forno, aponte as seguintes dicas para que o resultado seja o melhor:

  • O bacalhau deve ser cozido em lume brando;
  • Cozer o bacalhau em leite torna-o mais suculento e aviva o sabor;
  • Em vez de o cozer em água, experimente assá-lo no forno e dê-lhe um sabor diferente. Coloque o bacalhau num tabuleiro de ir ao forno, regue com azeite e tape com um papel de alumínio. Coloque no forno à temperatura de 180º. Assim que as lascas começarem a abrir, o bacalhau estará pronto.

Sente-se com vontade de começar a preparar o seu bacalhau para a consoada? Partilhe com os seus amigos para que todos possam fazer o melhor bacalhau na consoada.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...