Inicio Alimentação Peixaria Como escolher sardinha portuguesa fresca e de qualidade

Como escolher sardinha portuguesa fresca e de qualidade

Presença de proa na tradição gastronómica portuguesa, a sardinha é uma das melhores aliadas de um coração saudável graças à sua riqueza em ómega 3. Apreciada sobretudo durante o verão, é rainha ao longo das festividades dos Santos Populares. Para desfrutar do sabor e benefícios deste peixe, é importante saber como escolher uma boa sardinha. Nós ajudamos.

Tudo o que precisa saber para escolher sardinhas de qualidade

A sardinha é muito apreciada e consumida pelos portugueses nos meses de verão. No momento da compra, verifique se o peixe cumpre com os seguintes fatores:

  • Pele brilhante e iridescente;
  • Músculo firme e elástico;
  • Olhos brilhantes, translúcidos e convexos;
  • Pupilas com um tom preto-azulado vivo;
  • Brânquias ou guelras vermelhas;
  • Odor a algas;
  • Parede abdominal firme e intacta.

Ao garantir todos estes requisitos, terá a certeza de que está a comprar sardinhas frescas de qualidade. Como se trata de peixe fresco, deve ser o último produto a ser adquirido no supermercado, devido à sua perecibilidade. Em casa, deve ser conservada no frigorífico até ao momento da confeção. Se não for consumida no espaço de um dia, deve ser congelada.

Fora dos meses de verão, opte pela sardinha congelada. Esta é uma excelente opção de consumo deste tipo de peixe, pois é congelada logo após a captura e na época em que é mais gorda.

Encontre a melhor sardinha portuguesa nas lojas Continente

Pode encontrar a melhor sardinha portuguesa na seção de peixaria das lojas Continente, especialmente entre maio e setembro, altura em que brilha em todo o seu esplendor. Quando cozinhada, a pele desprende-se com facilidade, impregnando o pão com a sua gordura e sabor característicos. Desfrute deste peixe amigo do paladar e perfeito para o coração. Por ser rica em ómega 3, a sardinha contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. Para além disso, a tiamina presente na sardinha contribui para o correto funcionamento do coração.

Escolha a sardinha mais bonita, mais fresca e saborosa e desfrute de divertidos convívios de verão acompanhados de boas sardinhas assadas. Aproveite e partilhe este artigo nas suas redes sociais através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

O que não cabe no seu carrinho, cabe no Mais Continente

Faça as compras no Continente de artigos que não se encontram em loja de forma cómoda e rápida. Nos quiosques do Mais Continente encontra mais de 1000 artigos.

Borrego marinado em ervas com batatinhas no forno

Faça um prato de borrego de forma rápida e delici-osa. Surpreenda num jantar ou almoço de família.

As peixarias Continente e o compromisso com a pesca sustentável

As 41 peixarias Continente são agora certificadas com os selos MSC e ASC. Fique a conhecer as diferenças entre as certificações.

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Conheça as vantagens do consumo de produtos biológicos e os benefícios que lhe pode trazer.

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.