Inicio Alimentação Queijos Saiba tudo sobre os queijos italianos Mozarela e Burrata

Saiba tudo sobre os queijos italianos Mozarela e Burrata

A maioria dos queijos podem ser usados na culinária. No entanto, há alguns que, pelas suas características, são mais usados na gastronomia.

O queijo é um alimento muito versátil e para além de poder ser degustado sozinho, pode também ser usado na confeção de pratos salgados ou até de sobremesas. Existe no mercado uma imensa variedade de queijos e cada um deles serve melhor a determinados tipos de pratos.

A Mozarela

O queijo mozarela pode ser feito a partir do leite de búfala ou de vaca. Apresenta cor branca e textura macia e elástica. O seu sabor é suave, lático e levemente adocicado. Torna-se mais intenso e rico se for confecionado com leite de búfala.

Este queijo é proveniente do Sul da Itália e o seu nome teve origem na forma como é produzido. Mozzare em italiano refere-se a forma como a coalhada é esticada e cortada em formato de bola. A famosa Mozzarella di búfala Campana DOP (Denominação de Origem Protegida) é produzida com 100% de leite de búfalas que pastam nas regiões de Campana, Lazio, Puglia e Molise.

A Burrata

A burrata também é originária do Sul da Itália. O nome burrata vem do termo burro, que significa manteiga em italiano. Este queijo surgiu no ano de 1956, quando um queijeiro ao tentar reciclar sobras de mozarela, juntou-lhe natas. Por este motivo a burrata é muito semelhante à mozarela. A diferença é o seu interior com natas (stracciatella), apresentando uma textura macia e um interior cremoso.

Harmonização

A mozarela fresca é perfeita para pizzas. Não se esqueça apenas de a cortar e deixar escorrer o líquido antes de consumir. Também pode utilizar este queijo em saladas temperadas com azeite ou como um snack saudável.

A burrata pode ser degustada com abacate, tomate, azeite ou com fatias de presunto.

Curiosidades

O líquido que se encontra nas embalagens de mozarela e da burrata é uma salmoura essencial para preservar todas as suas características. Deve retirar este líquido apenas quando for consumir.

Para que a mozarela tenha aquela textura característica, a coalhada é colocada em água fervente e trabalhada até que a massa fique macia e com aspeto elástico.

Como vimos, a burrata e a mozarela são queijos com características muito semelhantes, mas utilizadas de maneiras diferentes. Agora que já sabe mais sobre os queijos mozarela e burrata, pode utilizá-los nas suas próximas preparações culinárias. Se gostou deste artigo sobre os queijos italianos burrata e mozarela, partilhe com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...