Inicio Alimentação Queijos As características dos queijos das regiões de Portugal

As características dos queijos das regiões de Portugal

Portugal é um país com grande produção de queijos, que variam de textura, sabor e aroma consoante a sua zona de origem. O fabrico de queijos é resultado de um acumular de saberes herdados ao longo de várias gerações. Esta arte muito antiga de conservação do leite sob a forma de queijo tem sido transposta através dos tempos, dando origem a produtos que respeitam os segredos de cada região. Os métodos de produção e o tipo de leite utilizado geram produtos com diferentes texturas, sabores e aromas.

A cada região de Portugal os seus queijos

Os queijos das Beiras

A zona das beiras é conhecida pela sua produção de queijos de ovelha de texturas amanteigadas. No entanto, esta região oferece um conjunto de outros queijos com diferentes texturas, aromas e sabores mais fortes e picantes.

Os queijos do Alentejo

Desta zona do país chegam-nos queijos mais pequenos no tamanho, mas grandiosos no sabor. São produzidos, na sua maioria, com leite cru de ovelha e apresentam texturas mais amanteigadas ou mais curadas, dependendo da região do Alentejo.

Os queijos da Península de Setúbal

Uma zona que tem a sua tradição no fabrico de queijo profundamente ligada à produção do queijo de Azeitão. Um queijo amanteigado, com a textura, sabor e aroma caracterizados pela proximidade da Serra da Arrábida.

Os queijos das ilhas

Nos Açores, a tradição queijeira está ligada às pastagens e produção de leite de vaca. Desse arquipélago chegam-nos queijos de grande porte, com curas variadas que dão origem a diferentes texturas e aromas.

Em Portugal, é possível encontrar inúmeros tipos de queijos e as características e especificidades variam de região para região. Uns mais cremosos e suaves, outros duros e intensos.

Se é amante de queijo, partilhe este artigo com os seus amigos e verá que ninguém fica indiferente à qualidade, sabor e texturas dos queijos portugueses.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...