Inicio Alimentação Queijos As características dos queijos das regiões de Portugal

As características dos queijos das regiões de Portugal

Portugal é um país com grande produção de queijos, que variam de textura, sabor e aroma consoante a sua zona de origem. O fabrico de queijos é resultado de um acumular de saberes herdados ao longo de várias gerações. Esta arte muito antiga de conservação do leite sob a forma de queijo tem sido transposta através dos tempos, dando origem a produtos que respeitam os segredos de cada região. Os métodos de produção e o tipo de leite utilizado geram produtos com diferentes texturas, sabores e aromas.

A cada região de Portugal os seus queijos

Os queijos das Beiras

A zona das beiras é conhecida pela sua produção de queijos de ovelha de texturas amanteigadas. No entanto, esta região oferece um conjunto de outros queijos com diferentes texturas, aromas e sabores mais fortes e picantes.

Os queijos do Alentejo

Desta zona do país chegam-nos queijos mais pequenos no tamanho, mas grandiosos no sabor. São produzidos, na sua maioria, com leite cru de ovelha e apresentam texturas mais amanteigadas ou mais curadas, dependendo da região do Alentejo.

Os queijos da Península de Setúbal

Uma zona que tem a sua tradição no fabrico de queijo profundamente ligada à produção do queijo de Azeitão. Um queijo amanteigado, com a textura, sabor e aroma caracterizados pela proximidade da Serra da Arrábida.

Os queijos das ilhas

Nos Açores, a tradição queijeira está ligada às pastagens e produção de leite de vaca. Desse arquipélago chegam-nos queijos de grande porte, com curas variadas que dão origem a diferentes texturas e aromas.

Em Portugal, é possível encontrar inúmeros tipos de queijos e as características e especificidades variam de região para região. Uns mais cremosos e suaves, outros duros e intensos.

Se é amante de queijo, partilhe este artigo com os seus amigos e verá que ninguém fica indiferente à qualidade, sabor e texturas dos queijos portugueses.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.