Portugal é um país com grande produção de queijos, que variam de textura, sabor e aroma consoante a sua zona de origem. O fabrico de queijos é resultado de um acumular de saberes herdados ao longo de várias gerações. Esta arte muito antiga de conservação do leite sob a forma de queijo tem sido transposta através dos tempos, dando origem a produtos que respeitam os segredos de cada região. Os métodos de produção e o tipo de leite utilizado geram produtos com diferentes texturas, sabores e aromas.
A cada região de Portugal os seus queijos
Os queijos das Beiras
A zona das beiras é conhecida pela sua produção de queijos de ovelha de texturas amanteigadas. No entanto, esta região oferece um conjunto de outros queijos com diferentes texturas, aromas e sabores mais fortes e picantes.
Os queijos do Alentejo
Desta zona do país chegam-nos queijos mais pequenos no tamanho, mas grandiosos no sabor. São produzidos, na sua maioria, com leite cru de ovelha e apresentam texturas mais amanteigadas ou mais curadas, dependendo da região do Alentejo.
Os queijos da Península de Setúbal
Uma zona que tem a sua tradição no fabrico de queijo profundamente ligada à produção do queijo de Azeitão. Um queijo amanteigado, com a textura, sabor e aroma caracterizados pela proximidade da Serra da Arrábida.
Os queijos das ilhas
Nos Açores, a tradição queijeira está ligada às pastagens e produção de leite de vaca. Desse arquipélago chegam-nos queijos de grande porte, com curas variadas que dão origem a diferentes texturas e aromas.
Em Portugal, é possível encontrar inúmeros tipos de queijos e as características e especificidades variam de região para região. Uns mais cremosos e suaves, outros duros e intensos.
Se é amante de queijo, partilhe este artigo com os seus amigos e verá que ninguém fica indiferente à qualidade, sabor e texturas dos queijos portugueses.