Inicio Alimentação Queijos Queijo de cabra, vaca e ovelha: conheça as diferenças

Queijo de cabra, vaca e ovelha: conheça as diferenças

Fazer queijo é uma arte que faz parte da tradição do nosso país. Dos mais suaves aos mais fortes, de cabra, vaca ou ovelha, ou combinando estes três leites, não existem limites para os sabores e texturas dos queijos portugueses.

Os leites de vaca, de cabra ou de ovelha são diferentes em sabor, no teor de gordura e de proteína. Esta diversidade confere intensidades diferentes aos queijos: o queijo feito com leite de vaca é mais suave do que aqueles feitos com leite de cabra ou ovelha, que têm sabores mais marcados.

Queijo de vaca

Este queijo é o mais fácil de ser encontrado e, por norma, também o mais acessível. É um queijo de sabor mais suave, mas que também pode ser encontrado em versões um pouco mais intensas.

Exemplos disso são o queijo flamengo de sabor suave, que se encontra facilmente no dia-a-dia dos portugueses e o queijo de São Jorge DOP. Este último, proveniente dos Açores, é um queijo curado, de pasta dura ou semidura e de cor amarelada. Como tal, possui um sabor e aroma algo forte e ligeiramente picante.

Queijo de ovelha

Desde tempos remotos que o queijo é produzido a partir do leite de ovelha. De pastas semiduras a pastas mais macias e até amanteigados, os queijos de ovelha são muito apreciados. Os amanteigados têm uma acidez característica, como é o caso do queijo da Serra da Estrela DOP, o mais famoso queijo de ovelha em Portugal. Com um aroma e sabor fortes, é conhecido como o “Rei dos Queijos Portugueses”. Na lista de queijos de ovelha, podemos acrescentar ainda o queijo de Évora DOP, queijo de Nisa DOP, queijo do Azeitão DOP, queijo Serpa DOP, entre outros.

Queijo de cabra

O queijo de cabra tem um sabor bastante característico e muitas vezes apresenta notas adocicadas. Sem desmerecer outros queijos obtidos através do leite de cabra, o queijo de cabra transmontano (DOP) é talvez o mais conhecido desta variedade.

De produção artesanal, é obtido a partir de leite cru de cabra, de raça Serrana. Trata-se de um queijo curado, de pasta dura e de cor branca. Possui um aroma agradável e intenso e um sabor ligeiramente picante. Os queijos de cabra atabafados do Alentejo são também um bom exemplo deste tipo de queijos, muito apreciados tanto em frescos como curados.

Há ainda os queijos produzidos com uma mistura destes leites, onde a quantidade de cada leite e a mistura de duas ou três variedades permite obter queijos muitos distintos nos aromas e sabores. O queijo Rabaçal DOP e os queijos da região da Beira Baixa Soalheira são belos exemplos da diversidade de sabores.

Os queijos podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer refeição. Podem servir como entrada, prato principal (numa bela noite de queijos e vinhos) ou para finalizar uma refeição, harmonizando também com doces. Tradicionalmente, o Serra da Estrela, é servido com marmelada ou doce de abóbora, perfazendo deste modo a sobremesa da refeição.

Há queijos para todos os gostos. Já conhecia estas diferenças entre os tipos de queijo? Partilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam as diferenças entre queijo de vaca, queijo de ovelha e queijo de cabra.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...