Inicio Alimentação Queijos Queijo de cabra, vaca e ovelha: conheça as diferenças

Queijo de cabra, vaca e ovelha: conheça as diferenças

Fazer queijo é uma arte que faz parte da tradição do nosso país. Dos mais suaves aos mais fortes, de cabra, vaca ou ovelha, ou combinando estes três leites, não existem limites para os sabores e texturas dos queijos portugueses.

Os leites de vaca, de cabra ou de ovelha são diferentes em sabor, no teor de gordura e de proteína. Esta diversidade confere intensidades diferentes aos queijos: o queijo feito com leite de vaca é mais suave do que aqueles feitos com leite de cabra ou ovelha, que têm sabores mais marcados.

Queijo de vaca

Este queijo é o mais fácil de ser encontrado e, por norma, também o mais acessível. É um queijo de sabor mais suave, mas que também pode ser encontrado em versões um pouco mais intensas.

Exemplos disso são o queijo flamengo de sabor suave, que se encontra facilmente no dia-a-dia dos portugueses e o queijo de São Jorge DOP. Este último, proveniente dos Açores, é um queijo curado, de pasta dura ou semidura e de cor amarelada. Como tal, possui um sabor e aroma algo forte e ligeiramente picante.

Queijo de ovelha

Desde tempos remotos que o queijo é produzido a partir do leite de ovelha. De pastas semiduras a pastas mais macias e até amanteigados, os queijos de ovelha são muito apreciados. Os amanteigados têm uma acidez característica, como é o caso do queijo da Serra da Estrela DOP, o mais famoso queijo de ovelha em Portugal. Com um aroma e sabor fortes, é conhecido como o “Rei dos Queijos Portugueses”. Na lista de queijos de ovelha, podemos acrescentar ainda o queijo de Évora DOP, queijo de Nisa DOP, queijo do Azeitão DOP, queijo Serpa DOP, entre outros.

Queijo de cabra

O queijo de cabra tem um sabor bastante característico e muitas vezes apresenta notas adocicadas. Sem desmerecer outros queijos obtidos através do leite de cabra, o queijo de cabra transmontano (DOP) é talvez o mais conhecido desta variedade.

De produção artesanal, é obtido a partir de leite cru de cabra, de raça Serrana. Trata-se de um queijo curado, de pasta dura e de cor branca. Possui um aroma agradável e intenso e um sabor ligeiramente picante. Os queijos de cabra atabafados do Alentejo são também um bom exemplo deste tipo de queijos, muito apreciados tanto em frescos como curados.

Há ainda os queijos produzidos com uma mistura destes leites, onde a quantidade de cada leite e a mistura de duas ou três variedades permite obter queijos muitos distintos nos aromas e sabores. O queijo Rabaçal DOP e os queijos da região da Beira Baixa Soalheira são belos exemplos da diversidade de sabores.

Os queijos podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer refeição. Podem servir como entrada, prato principal (numa bela noite de queijos e vinhos) ou para finalizar uma refeição, harmonizando também com doces. Tradicionalmente, o Serra da Estrela, é servido com marmelada ou doce de abóbora, perfazendo deste modo a sobremesa da refeição.

Há queijos para todos os gostos. Já conhecia estas diferenças entre os tipos de queijo? Partilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam as diferenças entre queijo de vaca, queijo de ovelha e queijo de cabra.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...