Inicio Alimentação Queijos Tudo sobre o queijo fresco e o requeijão

Tudo sobre o queijo fresco e o requeijão

O queijo fresco e o requeijão são queijos leves, frescos e suaves, muito apreciados ao pequeno-almoço ou como parte de refeições ligeiras. Conheça melhor estes queijos.

Queijo Fresco

O queijo fresco é produzido através da coagulação do leite, mas não sofre maturação, ao contrário dos queijos curados, por isso tem uma textura mais mole. A região Saloia, que abrange os concelhos de Mafra e Loures, é a maior produtora do país e tem uma longa tradição artesanal na produção de queijo fresco. Antigamente, os produtores deslocavam-se para os mercados da região e para Lisboa para venderem a sua produção.

Destaca-se pela sua cor branca, pode ser produzido com leite de cabra, ovelha ou vaca. A sua textura é coesa e fresca e o seu sabor é suave e lático.

Requeijão

O requeijão é um subproduto do fabrico de queijo. O soro que sobra da produção de queijo é aquecido para que as proteínas coagulem, daí a textura granulosa. Antigamente, o soro simples ou preparado em sopas com pão servia de refeição para as famílias menos abastadas. Atualmente, o requeijão é reconhecido como um produto com inúmeras utilizações e pelo alto teor de proteínas.

Também com uma aparência branca, o requeijão tem um sabor suave, lático e levemente adocicado. Produzido a partir de leite de ovelha, cabra ou vaca, apresenta uma textura granulosa e leve.

A harmonização perfeita

Ideal para consumir ao pequeno-almoço, o queijo fresco acompanha na perfeição uma fatia de pão com doce. Pode também ser incluído numa refeição ligeira ou numa sandes com salmão fumado, por exemplo.

O requeijão pode ser consumido como sobremesa com um fio de mel, podendo também ser usado em lasanhas e outras massas, pizas e doces variados.

Sugestão de receita com requeijão

O requeijão é um ingrediente que enriquece os pratos, conferindo um sabor leve e uma frescura agradável. Experimente esta sugestão de piza com requeijão, fiambre e ovos e delicie-se com uma refeição cheia de sabor.

Piza com requeijão, fiambre e ovos

Ingredientes

  • 1 embalagem de massa de piza
  • 4 c. sopa de molho de tomate
  • 1 requeijão
  • 1 embalagem de fatias finas de fiambre
  • Orégãos q.b.
  • Azeite q.b.
  • 2 ovos
  • Rúcula q.b.

Preparação

  • Desenrole a massa da piza e deixe-a respirar;
  • Espalhe o molho de tomate pela superfície, acrescente o requeijão desfeito e o fiambre e tempere com orégãos e um fio de azeite;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos;
  • Retire a piza do forno e acrescente os ovos abertos;
  • Leve novamente ao forno por mais 5 minutos;
  • Sirva com rúcula.

O consumo de queijo nas quantidades recomendadas traz benefícios para a saúde. Experimente incluir o queijo fresco e o requeijão na sua alimentação e torne as suas refeições mais leves e frescas. Comece, por exemplo, pela sugestão de piza com requeijão fiambre e ovos e partilhe a experiência com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...