Inicio Alimentação Queijos Tudo sobre o queijo fresco e o requeijão

Tudo sobre o queijo fresco e o requeijão

O queijo fresco e o requeijão são queijos leves, frescos e suaves, muito apreciados ao pequeno-almoço ou como parte de refeições ligeiras. Conheça melhor estes queijos.

Queijo Fresco

O queijo fresco é produzido através da coagulação do leite, mas não sofre maturação, ao contrário dos queijos curados, por isso tem uma textura mais mole. A região Saloia, que abrange os concelhos de Mafra e Loures, é a maior produtora do país e tem uma longa tradição artesanal na produção de queijo fresco. Antigamente, os produtores deslocavam-se para os mercados da região e para Lisboa para venderem a sua produção.

Destaca-se pela sua cor branca, pode ser produzido com leite de cabra, ovelha ou vaca. A sua textura é coesa e fresca e o seu sabor é suave e lático.

Requeijão

O requeijão é um subproduto do fabrico de queijo. O soro que sobra da produção de queijo é aquecido para que as proteínas coagulem, daí a textura granulosa. Antigamente, o soro simples ou preparado em sopas com pão servia de refeição para as famílias menos abastadas. Atualmente, o requeijão é reconhecido como um produto com inúmeras utilizações e pelo alto teor de proteínas.

Também com uma aparência branca, o requeijão tem um sabor suave, lático e levemente adocicado. Produzido a partir de leite de ovelha, cabra ou vaca, apresenta uma textura granulosa e leve.

A harmonização perfeita

Ideal para consumir ao pequeno-almoço, o queijo fresco acompanha na perfeição uma fatia de pão com doce. Pode também ser incluído numa refeição ligeira ou numa sandes com salmão fumado, por exemplo.

O requeijão pode ser consumido como sobremesa com um fio de mel, podendo também ser usado em lasanhas e outras massas, pizas e doces variados.

Sugestão de receita com requeijão

O requeijão é um ingrediente que enriquece os pratos, conferindo um sabor leve e uma frescura agradável. Experimente esta sugestão de piza com requeijão, fiambre e ovos e delicie-se com uma refeição cheia de sabor.

Piza com requeijão, fiambre e ovos

Ingredientes

  • 1 embalagem de massa de piza
  • 4 c. sopa de molho de tomate
  • 1 requeijão
  • 1 embalagem de fatias finas de fiambre
  • Orégãos q.b.
  • Azeite q.b.
  • 2 ovos
  • Rúcula q.b.

Preparação

  • Desenrole a massa da piza e deixe-a respirar;
  • Espalhe o molho de tomate pela superfície, acrescente o requeijão desfeito e o fiambre e tempere com orégãos e um fio de azeite;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos;
  • Retire a piza do forno e acrescente os ovos abertos;
  • Leve novamente ao forno por mais 5 minutos;
  • Sirva com rúcula.

O consumo de queijo nas quantidades recomendadas traz benefícios para a saúde. Experimente incluir o queijo fresco e o requeijão na sua alimentação e torne as suas refeições mais leves e frescas. Comece, por exemplo, pela sugestão de piza com requeijão fiambre e ovos e partilhe a experiência com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...