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Queijo: sabe tudo sobre este alimento?

Adorado por muitos, o queijo é uma presença assídua nas nossas casas, em saladas, massas, molhos, pizas ou como recheio do pão. Fique a conhecer mais sobre este alimento e quais as vantagens e os cuidados a ter com o seu consumo.

Tudo o que precisa saber sobre queijo

Classificação

Os queijos podem ser classificados de acordo com vários parâmetros:

  • Cura: um queijo pode ser curado, curado pela ação de bolores ou fresco;
  • Composição: com ou sem adição de géneros alimentícios diferentes do queijo;
  • Consistência: a classificação é feita tendo em conta a percentagem de humidade para cada tipo de queijo, podendo ser classificado como pasta mole, semimole, semidura, dura ou extradura;
  • Matéria Gorda: a classificação é feita em função da percentagem de matéria no extrato seco.

Composição nutricional do queijo

Em relação à composição nutricional, o queijo destaca-se por ser um excelente fornecedor de proteínas de elevado valor biológico, ou seja, que fornecem todos os aminoácidos essenciais, nas proporções adequadas. É uma boa opção para as refeições intermédias, uma vez que a sua absorção é feita de forma mais lenta, permitindo que se sinta saciado durante mais tempo. É também de salientar o teor em minerais como o fósforo e o zinco, que contribuem para a manutenção de ossos normais. No que toca às vitaminas, são bons fornecedores de vitamina A e vitamina B2, que contribuem para a manutenção de uma visão adequada, e de vitamina B12, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

O queijo deve ser consumido nas quantidades certas

Segundo a Roda dos Alimentos, a recomendação diária para a população portuguesa é de duas a três porções de laticínios. Em termos de queijo, uma porção corresponde a meio requeijão (100g), um quarto de queijo fresco (50g) ou duas fatias finas de queijo (40g).

O que ter em conta no rótulo

As consultar a informação nutricional, dê preferência aos queijos que apresentam um teor de gordura baixo. Verifique essa informação por 100g e não só por porção, pois essa pode ser variável. Tenha em atenção que se aparecer a designação “light”, isso não significa que esteja a comprar um queijo magro, mas sim um queijo que teve uma redução de, pelo menos, 30% no valor calórico, o que não quer dizer necessariamente que tenha ficado com um teor de gordura inferior a 10%.

O queijo e o colesterol

A gordura presente no queijo é essencialmente gordura saturada, a qual está relacionada com o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo, pelo que ao consumir queijo deverá optar pelos que apresentam teores de gordura mais baixos, como é o caso, por exemplo, do queijo fresco magro.

O queijo e a lactose

Se é intolerante à lactose, não necessita de excluir todos os laticínios da sua alimentação. Determinados tipos de queijos, devido ao seu processo normal de produção, em que os fermentos que conduzem à sua maturação desdobram a lactose em glicose e galactose, tornam-se alimentos mais facilmente digeridos pelo organismo. Contudo, se o seu grau de intolerância for elevado, poderá optar pelas versões sem lactose.

A moda do queijo quark

Muito utilizado por praticantes de exercício físico, o queijo quark é feito a partir do leite de vaca e apresenta uma consistência cremosa e um leve sabor ácido que se assemelha ao sabor do iogurte natural. Dependendo das versões, pode apresentar um teor de gordura reduzido e um teor de proteína elevado, sendo por isso uma boa opção até para quem quer controlar o peso. Comparando em termos de valores nutricionais, o queijo quark 0% gordura tem menos calorias e gordura do que a maionese light ou magra, podendo ser utilizado como seu substituto na preparação de molhos, devido à sua consistência.

Com estas dicas já pode introduzir o queijo na sua alimentação diária sem qualquer sentimento de culpa, desde que tenha o cuidado de não exceder as recomendações diárias e optar pelas versões com menor teor de gordura.

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