Inicio Alimentação Sumos e Águas Como escolher as melhores laranjas para os seus sumos

Como escolher as melhores laranjas para os seus sumos

A laranja é um dos frutos mais populares em Portugal e os seus benefícios para a saúde são imensos. A título de curiosidade, depois da maçã, é o fruto mais produzido em Portugal: são mais de 200 mil toneladas por ano, de diferentes variedades.

Por reunir as melhores condições naturais – invernos amenos e verões quentes e secos –, o Algarve é responsável por 90% da produção da laranja portuguesa, cujo destino é, sobretudo, para consumo interno. A laranja do Algarve é um fruto de casca fina, intensamente colorida e brilhante e com elevado teor de sumo. É um fruto que apetece, sempre.

Inteira ou espremida, é muito versátil e dá bastante proveito. A maioria é comida em fresco, mas uma boa parte destina-se a sumos.

Quais os benefícios da laranja para a saúde?

A laranja, por ser grande fonte de vitamina C, também é rica em ácido fólico e fibra. É, assim, um forte aliado no combate às gripes e constipações por ajudar a reforçar o sistema imunitário.

Como escolher as laranjas para obter o melhor sumo?

Também as laranjas apresentam alguns truques que revelam quais as melhores, isto é, mais doces e com mais sumo. Tenha sempre em atenção as laranjas com uma cor mais viva. Na escolha é ainda importante pegar nas laranjas e escolher as mais pesadas, uma vez que é sinal que têm mais sumo.

Depois da escolha e da compra, deve conservá-las num local fresco e arejado, de preferência no frigorífico, e consumir no prazo de uma semana.

São estes detalhes que vão fazer com que obtenha o maior proveito das laranjas para fazer sumo e conseguir o melhor sabor. Para além dos sumos, que é dos principais usos dados às laranjas, este fruto também pode ser utilizado na confeção de bolos, tortas, gelados, compotas, saladas de fruta, geleias ou até cristalizadas.

Se gostou deste artigo, não deixe de consultar outros sobre bebidas e não deixe de partilhar com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.

Carpaccio de Laranja, Mozarela, Pesto, Nozes e Canónigos

Com a chegada da Primavera sabe sempre bem um prato mais leve. Experimente um carpaccio com laranja, mozarela, pesto, nozes e canónigos!

Como escolher o melhor presunto

Alimento que casa bem com tudo, o presunto não deixa ninguém indiferente. Saiba como escolher o melhor presunto.

Conheça os benefícios de consumo do Kiwi

Conheça os benefícios do kiwi e como tirar partido deste fruto. Saiba como escolher, consumir e conservar o Kiwi.

Como pintar ovos da Páscoa

Saiba como pintar ovos de Páscoa. Pinte e dê asas à sua imaginação. Crie momentos divertidos e coloridos em família com os mais pequenos.