Inicio Alimentação Talho Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas raças, a forma de criação dos animais e um plano de alimentação específico, traduzem-se numa carne suculenta e com muito sabor.

Os benefícios que podemos obter do consumo de carne de porco ibérico

Esta carne tem uma percentagem considerável de ácido oleico, a gordura encontrada no azeite, uma gordura monoinsaturada que promove a redução do colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”. Para além deste, existem outros benefícios do consumo de porco ibérico:

Contribui para o normal funcionamento do coração

A carne de porco contém elementos como a tiamina e o potássio que, em conjunto, contribuem para regular os níveis de pressão arterial, promovendo o normal funcionamento do coração.

Promove a produção e reserva de energia

As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia no organismo. A vitamina B6 assegura o metabolismo normal de glicogénio e reduz o cansaço e a fadiga.

Contribui para a manutenção da saúde dos ossos e dentes

A carne de porco tem fósforo que, por sua vez, tem um papel preponderante no cuidado dos ossos e dentes.

Ajuda a regular o funcionamento do sistema nervoso

O potássio encontrado na carne de porco é considerado essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso.

Como escolher e conservar a carne de porco ibérico

Assegure-se que a carne de porco apresenta uma tonalidade rosada, com aspeto fresco e consistente. Conserve a carne embalada ou guarde num recipiente bem fechado, na parte inferior do frigorífico a uma temperatura média de 4ºC e, no máximo, por 1 dia.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devemos incluir no nosso regime alimentar diário 1,5 a 4,5 porções de alimentos do grupo alimentar “Carne, pescado e ovos”. Uma porção de carne de porco será correspondente a 25g depois de cozinhada, o que representa cerca de 30g ainda quando em cru.

Experimente a carne de porco ibérico e desfrutar de todo o seu sabor e benefícios. Para um churrasco perfeito utilize as costeletas de porco, tiras de entrecosto ou os secretos, e junte a família para partilharem o momento consigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...