Inicio Alimentação Talho Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas raças, a forma de criação dos animais e um plano de alimentação específico, traduzem-se numa carne suculenta e com muito sabor.

Os benefícios que podemos obter do consumo de carne de porco ibérico

Esta carne tem uma percentagem considerável de ácido oleico, a gordura encontrada no azeite, uma gordura monoinsaturada que promove a redução do colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”. Para além deste, existem outros benefícios do consumo de porco ibérico:

Contribui para o normal funcionamento do coração

A carne de porco contém elementos como a tiamina e o potássio que, em conjunto, contribuem para regular os níveis de pressão arterial, promovendo o normal funcionamento do coração.

Promove a produção e reserva de energia

As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia no organismo. A vitamina B6 assegura o metabolismo normal de glicogénio e reduz o cansaço e a fadiga.

Contribui para a manutenção da saúde dos ossos e dentes

A carne de porco tem fósforo que, por sua vez, tem um papel preponderante no cuidado dos ossos e dentes.

Ajuda a regular o funcionamento do sistema nervoso

O potássio encontrado na carne de porco é considerado essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso.

Como escolher e conservar a carne de porco ibérico

Assegure-se que a carne de porco apresenta uma tonalidade rosada, com aspeto fresco e consistente. Conserve a carne embalada ou guarde num recipiente bem fechado, na parte inferior do frigorífico a uma temperatura média de 4ºC e, no máximo, por 1 dia.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devemos incluir no nosso regime alimentar diário 1,5 a 4,5 porções de alimentos do grupo alimentar “Carne, pescado e ovos”. Uma porção de carne de porco será correspondente a 25g depois de cozinhada, o que representa cerca de 30g ainda quando em cru.

Experimente a carne de porco ibérico e desfrutar de todo o seu sabor e benefícios. Para um churrasco perfeito utilize as costeletas de porco, tiras de entrecosto ou os secretos, e junte a família para partilharem o momento consigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Tofu com Broa e Ervas

Tofu com Broa e ervas, uma receita tipicamente portuguesa adaptada a uma alimentação vegetariana. Receita prática e saborosa.

Carpaccio de Laranja, Mozarela, Pesto, Nozes e Canónigos

Com a chegada da Primavera sabe sempre bem um prato mais leve. Experimente um carpaccio com laranja, mozarela, pesto, nozes e canónigos!

Como escolher o melhor presunto

Alimento que casa bem com tudo, o presunto não deixa ninguém indiferente. Saiba como escolher o melhor presunto.

Conheça os benefícios de consumo do Kiwi

Conheça os benefícios do kiwi e como tirar partido deste fruto. Saiba como escolher, consumir e conservar o Kiwi.

Como pintar ovos da Páscoa

Saiba como pintar ovos de Páscoa. Pinte e dê asas à sua imaginação. Crie momentos divertidos e coloridos em família com os mais pequenos.