Inicio Alimentação Talho Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas raças, a forma de criação dos animais e um plano de alimentação específico, traduzem-se numa carne suculenta e com muito sabor.

Os benefícios que podemos obter do consumo de carne de porco ibérico

Esta carne tem uma percentagem considerável de ácido oleico, a gordura encontrada no azeite, uma gordura monoinsaturada que promove a redução do colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”. Para além deste, existem outros benefícios do consumo de porco ibérico:

Contribui para o normal funcionamento do coração

A carne de porco contém elementos como a tiamina e o potássio que, em conjunto, contribuem para regular os níveis de pressão arterial, promovendo o normal funcionamento do coração.

Promove a produção e reserva de energia

As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia no organismo. A vitamina B6 assegura o metabolismo normal de glicogénio e reduz o cansaço e a fadiga.

Contribui para a manutenção da saúde dos ossos e dentes

A carne de porco tem fósforo que, por sua vez, tem um papel preponderante no cuidado dos ossos e dentes.

Ajuda a regular o funcionamento do sistema nervoso

O potássio encontrado na carne de porco é considerado essencial para o normal funcionamento do sistema nervoso.

Como escolher e conservar a carne de porco ibérico

Assegure-se que a carne de porco apresenta uma tonalidade rosada, com aspeto fresco e consistente. Conserve a carne embalada ou guarde num recipiente bem fechado, na parte inferior do frigorífico a uma temperatura média de 4ºC e, no máximo, por 1 dia.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devemos incluir no nosso regime alimentar diário 1,5 a 4,5 porções de alimentos do grupo alimentar “Carne, pescado e ovos”. Uma porção de carne de porco será correspondente a 25g depois de cozinhada, o que representa cerca de 30g ainda quando em cru.

Experimente a carne de porco ibérico e desfrutar de todo o seu sabor e benefícios. Para um churrasco perfeito utilize as costeletas de porco, tiras de entrecosto ou os secretos, e junte a família para partilharem o momento consigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...