Inicio Alimentação Talho Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a saborear. No entanto, como toda a carne, a picanha também tem os seus segredos. Para uma picanha tenra e suculenta, é preciso saber qual a sua origem, já que o local e a raça do animal de onde é originária fazem toda diferença.

O Continente foi à origem buscar o melhor que a raça Angus tem para oferecer. Esta é considerada a raça que dá origem a uma das melhores carnes do mundo. Originária do Reino Unido, evoluiu no início do século XIX a partir de animais selvagens que pastavam nos condados escoceses. Estes condados eram Aberdeenshire e Angusshire, e foi da união desses dois nomes que surgiu o nome pelo qual é conhecida hoje: Aberdeen-Angus.

Selecionámos uma picanha que apresenta as melhores características e os únicos no mercado a comercializar Picanha de Angus diretamente do solar da raça para a casa do cliente.

Características de uma boa picanha

A picanha tem de ter uma camada de gordura firme e uniforme. Algumas pessoas não gostam de carne com gordura. No caso da picanha, é fundamental para que seja macia e suculenta, pois os sucos da gordura escorrem pela picanha enquanto assa, tornando-a mais saborosa e macia. Se não gostar de comer a gordura, basta tirá-la quando for servida no seu prato.

Quando a comprar, respeite a validade indicada no rótulo. Caso não tenha essa validade por a ter comprado ao balcão do talho, deve manter apenas por 2 dias a uns 4ºC antes de ser congelada.

Como fazer picanha

Há várias maneiras de confecionar uma picanha. A mais comum é colocando-a na grelha, mas também pode ser feita no forno. Se optar por fazê-la na grelha, basta temperar com sal grosso. 

Tenha sempre em atenção que a gordura tem que ficar para cima para que ela escorra pela carne. A picanha estará pronta quando notar que ambos os lados estão bem assados e que a gordura está levemente torrada.

Se quiser levá-la ao forno, coloque-a numa assadeira e embrulhe em papel alumínio. Desta forma, ela cozinhará lentamente mantendo todos os seus sucos. Um pouco antes de retirá-la do forno, elimine o papel alumínio, ligue o grill e deixe a gordura tostar um pouco.

Pode ainda, além de colocar sal, temperar a picanha com alho e ervas, como por exemplo o alecrim e o tomilho, que casam muito bem com esta carne.

Tome nota antes de servir a picanha

Na hora de servir, espere cerca de 5 minutos antes de cortá-la para que os sucos que estão no seu interior se redistribuam e tornem a picanha mais suculenta.

Benefícios do consumo de picanha

A picanha, fazendo parte do grupo de “carne, pescado e ovos” da Roda da Alimentação e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda-se que contribua 1,5 a 4,5 porções diárias para a nossa dieta. Para calcular o que seria uma porção, corresponde a 25 gramas depois de cozinhada (30gr em cru).

  • Produção de energia. Dado que contém algumas vitaminas do complexo B, contribui necessariamente para o processo de produção de energia do nosso organismo;
  • Funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B12, sendo essencial ao funcionamento do nosso sistema nervoso, auxilia no metabolismo dos aminoácidos;
  • Manutenção de ossos e músculos. A carne, sendo uma das fontes de proteínas de alto valor biológico, tornam-se essenciais para o crescimento e manutenção da massa muscular;
  • Ação antioxidante. O zinco é um mineral com ação antioxidante, dado que ajuda na prevenção de oxidações celulares indesejáveis;
  • Saúde do coração. Sendo fonte de potássio, poderá ajudar a manter os níveis normais de pressão arterial. Rejeite a gordura visível, naturalmente.

Valor nutricional da picanha

Por cada 100gr, estes são os valores nutricionais aproximados da carne de picanha.

100gr122 kcal
Proteínas20,9gr
Lípidos4,3gr
MineraisP, K, Zn
VitaminasB3, B6, B12
Saturados1,8gr

Conforme poderá ter confirmado, a carne de picanha é dos cortes mais nobres e deliciosos para quem aprecia. Se considerou que lhe foi útil, porque não partilha com os seus amigos e/ou familiares?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.

Maçã: variedades e benefícios

A maçã é um dos frutos mais populares e consumidos em todo o mundo e também um dos mais antigos de que...

Lanches saudáveis para o regresso às aulas

O regresso às aulas está à porta e são muitos os pormenores a considerar para um arranque perfeito. As refeições escolares são...