De aspeto delicado e aveludado e de sabor doce e suave, as framboesas são, de entre os frutos pequenos, a espécie mais cultivada em Portugal.
Em diversas regiões do território nacional (sobretudo o Fundão, o Sotavento Algarvio e o Sudoeste Alentejano) podemos encontrar condições climáticas favoráveis à cultura da framboesa, o que leva a que atualmente tenhamos este fruto de origem nacional disponível durante o ano inteiro.
Nas lojas Continente, as framboesas encontram-se acondicionadas em embalagens, a melhor forma de proteger este delicado fruto, e são 100% portuguesas, na maior parte do ano: provenientes da Cova da Beira, no verão, e do Algarve, de outubro a maio.
Como escolher framboesas
Na hora de escolher a framboesa deve ter em conta alguns fatores.
Altamente perecíveis, as framboesas só deverão ser adquiridas um a dois dias antes do consumo. Escolha framboesas firmes, com coloração brilhante e evite as que estejam moles e murchas. Prefira adquiri-las já embaladas (é assim que estão disponíveis nas lojas Continente) e veja se não se apresentam esmagadas ou danificadas
Como conservar framboesas
Se não for consumir as framboesas de imediato e para que não amadureçam demasiado nem percam o sabor, conserve-as no frigorífico. Se quiser conservá-las por mais tempo, coloque-as no congelador num saco de plástico hermeticamente fechado. As framboesas só deverão ser lavadas na altura do seu consumo, para evitar a perda do sumo de polpa.
Manutenção do peso
A framboesa é muito rica em fibras e tem um valor energético reduzido. Esta fruta contribui para prolongar a saciedade sem aportar muitas calorias à refeição, podendo assim ajudar na manutenção do peso.
Regulação do Trânsito intestinal
Devido ao seu alto teor em fibra, a framboesa poderá contribuir para um bom funcionamento do trânsito intestinal.
Efeito protetor
Conhecida por ter vários benefícios, as mesmas são conferidas pela riqueza nutricional. Destaca-se o teor em vitamina C e ácido fólico, ambos com um papel importante na promoção do funcionamento adequado do sistema imunitário
Ação antioxidante
Para além da vitamina C, a framboesa contém uma grande variedade de compostos com atividade antioxidante como o ácido elágico, flavonoides, antocianinas, entre outros.
Consuma framboesas ao natural, em compotas, bolos, tartes, gelados, iogurtes, sumos, e até em bebidas! Veja aqui as receitas que temos para si com framboesas.
Gostou deste artigo? Partilhe-o com os seus amigos e familiares para também eles ficarem a conhecer a framboesa.