Inicio Bem-Estar Exercício Físico Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Conheça os benefícios de andar de bicicleta

A bicicleta é considerada o meio de transporte mais eficiente e saudável do mundo. Ao mesmo tempo, proporciona momentos agradáveis em família. Andar de bicicleta é uma atividade que promove o bem-estar e revela-se como uma alternativa conveniente, rápida, sustentável, económica e divertida.

Quais os principais benefícios de andar de bicicleta?

Permite deslocações rápidas

A bicicleta é um veículo versátil e que permite deslocações rápidas. Em distâncias curtas, é quase sempre mais eficaz do que o automóvel.

Beneficia a saúde

O exercício físico beneficia a saúde. E o nível de intensidade pode ser escolhido, o que faz com que andar de bicicleta seja uma forma de exercício indicado para todas as idades e condições físicas.

Estimula o corpo e os sentidos

Pedalar estimula o corpo e os sentidos e confere independência. A interação com o meio circundante melhora o bem-estar mental e físico.

É seguro e sustentável

É um veículo que não polui, ocupa pouco espaço, contribui para a fluidez do tráfego e para a segurança rodoviária, desde que se cumpram as medidas de segurança recomendadas. Trata-se de uma forma ecológica e segura de deslocação.

É económico

Por ser um veículo que não é equipado com motor, os custos de manutenção são bastante reduzidos.

Que tipos de bicicleta existem?

Antes de escolher uma bicicleta, decida primeiro que tipo de atividades pretende fazer com a mesma. Se a sua família é adepta de desporto e aprecia BTT, o tipo de bicicleta deve ser adaptado a esse objetivo. O mesmo se aplica no caso de uma família que não dispensa passeios mais calmos ao fim de semana.

Bicicleta de todo-o-terreno (BTT)

Associada à prática desportiva radical. Os pneus largos (que em geral não rolam bem em alcatrão) e a construção robusta aliada a uma relação de velocidades muito ampla, conferem-lhe uma versatilidade muito grande. Não tem guarda-lamas, proteção de corrente ou suportes de carga.

Citadinas

Vêm por regra equipadas com os acessórios que garantem uma utilização mais confortável e segura num ambiente urbano: guarda-lamas, guarda-corrente, luzes com dínamo, suporte para carga, campainha, etc. As rodas são em geral grandes, com pneus de grossura média. A posição de condução é vertical e bastante confortável.

Dobráveis

Quase todas as bicicletas dobráveis têm rodas mais pequenas. Podem ser facilmente colocadas dentro de um automóvel ou de outro transporte. São também ideais para quem não tem muito espaço disponível para as guardar.

As atividades ao ar livre proporcionam momentos prazerosos e fortalecem as relações familiares. Incluir na rotina de fim de semana um passeio de bicicleta em família estimula a atividade física, combate o sedentarismo, permite o contacto com a natureza e promove o bem-estar geral, tanto dos adultos como dos mais novos.

Partilhe este artigo com os amigos e familiares e aproveite para combinar um agradável passeio de bicicleta.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...

Tudo sobre o Queijo de Azeitão DOP

Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é imperdível. Fique a conhecer este que é um dos mais conhecidos...

Amêijoas à Bulhão Pato

Se há prato que cai bem no verão são amêijoas à Bulhão Pato. Para quem gosta e ainda não tem a receita,...

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo,...

Vinho e pescado: tudo para uma harmonização perfeita

Para quem aprecia uma boa refeição de peixe acompanhada de um bom vinho, dois fatores devem ser tidos em conta: o tipo...