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Cuidados com o exercício físico no verão para treinar em segurança

O verão é uma altura do ano muito apreciada para a prática de exercício físico. Está bom tempo, o sol brilha todos os dias e tudo isto abre o apetite para treinar em contacto com a natureza. Quem faz exercício físico no verão e ao ar livre deve ter alguns cuidados para que o treino corra da melhor forma.

Dicas para fazer exercício físico em segurança no verão

Evitar as horas de maior calor

Em dias quentes, o melhor a fazer é escolher determinadas horas para treinar, de forma a evitar os momentos de maior calor. Treine de manhã, bem cedo, até às 10h30/11h, ou ao final do dia, a partir das 18h30. Nestes períodos do dia a temperatura está mais amena e, por isso, é uma boa altura para dar o melhor de nós.

Adaptar a roupa e o material de treino ao calor

Mesmo a treinar nos períodos do dia mais frescos, é necessário ter cuidados e precauções. Deverá usar roupa fresca, e que não seja muito apertada, para que se sinta bem ao longo de todo o treino. Importante também é o uso de um chapéu, independentemente da hora do dia, e de protetor solar. Adapte o protetor solar ao seu tipo de pele e garanta sempre que o coloca antes de sair de casa. Tenha em especial atenção as partes do corpo que ficam expostas ao sol como a zona do pescoço, a testa, os braços e as pernas. Por último, use vaselina nas partes do corpo sujeitas a fricção com a roupa para evitar assaduras.

Garantir a hidratação e a energia durante e após o treino

Para além de escolher o melhor horário e ter cuidados com o tipo de roupa e proteção solar, é fundamental uma boa hidratação. Leve sempre consigo água ou gel desportivo. Beba com regularidade à medida que vai treinando. Tenha também algo consigo para comer, como barras de cereais, para consumir durante o treino se houver necessidade. No final, quando chegar a casa, pode comer uma banana, uma vez que é um fruto com um papel importante no fornecimento de energia ao corpo e músculos e favorece a recuperação após o treino preenchendo as reservas de glicogénio muscular.

Aproveite o bom tempo para treinar ao ar livre. Equipe-se e exercite o corpo. Verá que se sentirá muito melhor após o treino, não só a nível físico, como mental. Desfrute deste momento para se abstrair das responsabilidades e exigências do dia-a-dia e cuidar de si e do seu bem-estar.  

Sente-se com motivação para treinar? Aproveite para partilhar estas dicas com os seus amigos para que juntos possam treinar em segurança e desfrutar do melhor que o verão tem para nos dar. Bons treinos!

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