Inicio Bem-Estar Higiene Coronavírus: Conheça as principais recomendações da DGS

Coronavírus: Conheça as principais recomendações da DGS

Portugal e o mundo estão sob uma pandemia do novo coronavírus, intitulado Covid-19. Este vírus, cuja infeção se comporta de forma diferente de pessoa para pessoa, pode ser assintomático, assemelhar-se a uma gripe, ou apresentar-se como uma doença mais grave, a pneumonia.

Como se transmite o novo coronavírus?

O novo coronavírus, ou Covid-19, segundo a Direção Geral de Saúde, transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. Este vírus transmite-se sobretudo através da tosse e espirros, pelas gotículas libertadas pelo nariz ou boca. Uma vez que as gotículas se podem depositar em objetos, a contaminação pode existir através do contacto com essas superfícies.

Recomendações da DGS para prevenção do Covid-19

Recomendações da DGS sobre coronavírus Covid-19

É essencial manter práticas de higiene e prevenção para minimizar o contágio de Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica como nos podemos proteger:

Lavar as mãos com regularidade

Lave as mãos com frequência utilizando água e sabão ou gel desinfetante. Faça-o sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após o contacto direto com pessoas doentes. Além disso, evite tocar na cara, especialmente na boca, nariz e olhos sem lavar primeiro as mãos e após o contacto com superfícies e objetos possivelmente contaminados, como maçanetas e corrimões.

Não tapar a boca ou nariz com as mãos quando tossir ou espirrar

Quando tossir ou espirrar, tape a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço. Se utilizar um lenço, deite-o fora logo de seguida e lave bem as mãos. É importante relembrar que, nesta fase, nunca devemos usar as mãos para tapar a boca quando espirramos ou tossimos pois podemos estar a incentivar a propagação.

Manter a distância social

A Organização Mundial de Saúde recomenda um metro de distância, pelo menos, entre todas as pessoas. Deve sobretudo evitar o contacto próximo com pessoas com infeção respiratória, tosse e febre. Evite também locais e espaços fechados com muitas pessoas e deslocações desnecessárias. Saia de casa apenas para o essencial.

Todos temos por hábito cumprimentar familiares, amigos e conhecidos com apertos de mão, beijinhos e até abraços. Face ao elevado risco de contágio, não é recomendado que o faça.

Utilizar máscara facial

De acordo com a Direção Geral de Saúde, tendo em conta a situação atual em Portugal, não é obrigatório o uso de máscara para proteção individual, exceto para pessoas com sintomas de infeção respiratória (como tosse ou espirros), suspeitos de infeção por Covid-19 e pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.

É fundamental que cada um faça o seu papel e contribua para minimizar a propagação do vírus com aquilo que está ao seu alcance. Proteja-se em casa se possível e siga todas estas recomendações. Se tiver tosse, febre, dores musculares ou dores de cabeça, ligue para a linha SNS24 – 808242424, e deixe que o aconselhem.

Pela saúde de todos, fique em casa. Aproveite para partilhar esta informação para que todos cumpram o seu dever e contribuam para a redução desta crise de saúde pública.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...