Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.
Muitos fatores influenciam a nossa saúde e a nossa higiene oral é um deles. A melhor forma de manter uma boa saúde da boca é fazer a higienização corretamente. Se não apostarmos numa higiene oral adequada, a probabilidade de sofreremos de algum tipo de doença bucal, como cáries, gengivite, halitose (mau hálito) e a periodontite, aumenta significativamente. Estas são doenças orais comuns, mas que podem afetar a nossa saúde de modo geral. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, “uma boca com determinadas doenças, como por exemplo, com doença periodontal, pode aumentar o risco de diabetes, doença cardíaca, cancro do pâncreas e pneumonia”.
O que devemos fazer para garantir uma boa higiene oral? Há vários fatores a ter em conta e as técnicas variam consoante a idade. Confira algumas dicas.
Higiene oral na infância
Os pais devem ter em mente que os bons hábitos de saúde oral começam desde muito cedo. A partir do nascimento do primeiro dente é possível que apareçam cáries, logo, quanto mais cedo começar a ter estes cuidados, melhor. Pode saber mais no nosso artigo sobre cuidados com a higiene oral das crianças.
Higiene oral na adolescência e idade adulta
O segredo para dentes e gengivas saudáveis aos 80 anos é o mesmo que para os 60, 40 ou 15 anos. E qual o segredo? É simples: uma boa higiene oral, alimentação saudável e visitas regulares a um médico dentista.
Higiene oral
- Escove os dentes no mínimo 2 vezes por dia por pelo menos 2 minutos, de preferência de manhã e à noite, com uma pasta de dentes com fluor. Faça a escovagem das superfícies dentárias a partir de um extremo do maxilar e acabe no outro extremo, passando por todas as superfícies dentárias. Não se esqueça de escovar também a língua desde a base até a ponta;
- Higienize os espaços interdentários com fio dentário. Este passo é fundamental para remover os restos de alimentos e bactérias que ficam depositados no espaço entre os dentes, pois o fio dentário ou os escovilhões chegam onde a escova não alcança. Utilize o fio dentário antes da escovagem, para que os benefícios da pasta dentífrica possam agir por mais tempo;
- Use um elixir bucal para finalizar a higienização. Faça um bochecho com o líquido por 1 minuto, no mínimo.
Importante: troque a escova de dentes a cada três meses!
Alimentação
A higiene oral passa também por ter uma alimentação cuidada. Faça refeições variadas, equilibradas e diminua a quantidade e frequência de ingestão de açúcar. Deixe os doces apenas para momentos especiais e de festa. Por último, restrinja o consumo de tabaco, álcool e refrigerantes. Esses produtos destroem o esmalte dos dentes e contribuem para o aparecimento de doenças.
Visitas ao médico dentista
Visite o médico dentista idealmente a cada 6 meses. Se não for possível, pelo menos 1 vez por ano. Este hábito permitirá detetar problemas nos dentes e nas gengivas e tratá-los atempadamente. Na visita ao dentista, informe-se sobre quais os produtos mais adequados para uma correta higiene oral.
A prevenção é sempre o melhor que podemos fazer pela nossa saúde. Aproveite estas dicas e melhore hoje mesmo os seus hábitos de higiene oral.
Se gostou das nossas dicas, partilhe com os seus amigos e familiares para que eles também saibam a importância de manter bons hábitos de higiene oral.