Inicio Bem-Estar Higiene Devemos lavar o cabelo todos os dias?

Devemos lavar o cabelo todos os dias?

O cabelo necessita de cuidados para que se mantenha saudável e bonito. Uma questão à volta da qual surgem sempre muitas dúvidas é se lavar o cabelo todos é recomendado. De facto, não existe uma fórmula ideal, que seja igual para todas as pessoas, e que torna o cabelo forte, saudável e bonito.

A rotina que devemos ter com o cabelo é bastante individual e os cuidados a ter estão dependentes de alguns fatores.

O que determina se devemos ou não lavar o cabelo todos os dias?

Segundo a Deco Proteste, a frequência com que se lava o cabelo depende do estilo de vida e do tipo de cabelo de cada um sendo, acima de tudo, uma preferência pessoal. De acordo com esta entidade, o recomendado é lavar o cabelo duas vezes por semana, no entanto, se for uma pessoa com o couro cabeludo muito oleoso ou que pratique exercício físico diariamente, deve lavar o cabelo todos os dias. Por outro lado, se tem um cabelo seco e não sentir necessidade em lavá-lo todos os dias, pode fazê-lo com menos frequência, uma vez que do ponto de vista da saúde não há problema em lavar o cabelo apenas uma vez por semana.

Tipo de cabelo e couro cabeludo

Acima de tudo devemos perceber se o cabelo necessita mesmo de ser lavado. Isto pode variar consoante o tipo de couro cabeludo de cada um. Se o seu couro cabeludo é bastante oleoso, é natural que exija mais lavagens, podendo ser diárias. Já os cabelos secos pedem menos lavagens e mais hidratação.

Estilo de vida

Enquanto que o primeiro fator não é controlado por nós, este é. Se for uma pessoa que pratica muito desporto, irá sentir necessidade de lavar o cabelo sempre que praticar a atividade. Aqui, as lavagens do cabelo são aconselhadas, pois é a única forma de eliminar o suor e a oleosidade que se acumula.

Clima

Em regiões costeiras e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados de hidratação e lavagens mais frequentes. Nestes ambientes, o couro cabeludo acumula mais substâncias externas que deverão ser eliminadas como, por exemplo, o sal da água do mar.

Produtos de cabelo

Se tem por hábito utilizar espumas, lacas fixadoras, géis, e outros produtos de styling de cabelo, saiba que deve lavar o cabelo com mais frequência, preferencialmente sempre que utilizar algum destes produtos. Naturalmente estes produtos deixam substâncias que devem ser removidas para manter o cabelo limpo e hidratado.

De facto, não há nada que indique que lavar o cabelo todos os dias faz mal. Devemos, acima de tudo, perceber se existe necessidade em lavar o cabelo todos os dias e fazê-lo com produtos que não danifiquem e causem agressão ao couro cabeludo. Além disto, podemos ter alguns cuidados extra como não lavar o cabelo com água muito quente, usar um spray protetor para secar o cabelo com o secador e proteger dos raios solares e hidratar o cabelo com máscaras específicas para deixá-lo bonito e sedoso.

Partilhe esta informação com os seus amigos e familiares. Vai ver que irão agradecer as dicas e conselhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Conheça a nova edição limitada dos doughnuts Dunkin’ dedicada ao verão

Está disponível uma nova edição limitada de doughnuts da marca Dunkin’, com 4 unidades de sabores diferentes. Descubra os novos sabores de verão.

Bifes de couve com lentilhas

Inspire-se com a cozinha vegetariana e experimente bifes de couve com lentilhas. Tire partido de ingre-dientes como lentilhas, tahini ou mostarda de grão.

Tarte de chocolate mentolado

Adoce toda a família com uma tarte de chocolate mentolado. Experimente uma tarte para os amantes de chocolate e menta.

Gelado de Laranja Lima e Coco

Faça gelado de laranja, lima e coco para toda a família. Refresques os dias quentes de verão com um gelado magnifico e refrescante.

As bolas de berlim mais surpreendentes chegaram ao Continente

As bolas de Berlim Continente chegam até si com 17 sabores diferentes, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Experimente e surpreenda-se.