Inicio Bem-Estar Nutrição Sabe a diferença entre alergias e intolerâncias?

Sabe a diferença entre alergias e intolerâncias?

Existem diversos tipos de alergias e as mais comuns são as respiratórias, as cutâneas e as alimentares. Neste artigo, conheça mais a fundo as diferenças entre as alergias e intolerâncias alimentares. Dois conceitos distintos, mas habitualmente confundidos, que afetam, limitam e condicionam as escolhas alimentares. Apesar de muitas vezes produzirem o mesmo tipo de reação adversa, as alergias e as intolerâncias têm mecanismos fisiológicos diferentes.

Alergia vs intolerâncias

Alergia

Uma alergia alimentar acontece quando existe uma reação do sistema imunitário a uma substância que o nosso organismo considera como prejudicial, mesmo que não o seja. A substância que causa a alergia é uma proteína e é classificada como alergénica. Os sintomas mais comuns são:

  • Erupções cutâneas
  • Urticária
  • Congestão nasal
  • Espirros
  • Tosse
  • Náuseas
  • Cólicas
  • Vómitos
  • Diarreia

Em algumas pessoas alérgicas, o contacto com os alergénicos, mesmo que em quantidades mínimas, pode ser suficiente para desencadear uma forte reação alérgica, podendo até colocar a vida em risco (choque anafilático).

A anafilaxia é uma reação alérgica muito rápida que se manifesta por todo o corpo, e que envolve sintomas como baixa pressão arterial, taquicardia, desmaio e até inchaço na zona interna da garganta (com risco de asfixia).

O único tratamento para as alergias alimentares consiste em deixar de ingerir os alimentos que as possam desencadear.

Intolerância

Na intolerância alimentar, que pode provocar alguns sintomas semelhantes aos das alergias, como as náuseas, cólicas e diarreia, a resposta do organismo nunca envolve o sistema imunológico. Esta pode resultar de um problema digestivo (falta de uma enzima) ou de uma reação a substâncias naturalmente presentes nos alimentos ou a estes adicionados.

Intolerância à lactose é diferente de alergia ao leite

Uma das alergias alimentares mais comuns, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), é a alergia às proteínas do leite de vaca. Como resultado, existe uma oferta crescente de produtos isentos de lactose. As reações ao leite de vaca tem originado uma maior procura por leites e iogurtes sem lactose, assim como alternativas vegetais à base de aveia, arroz, amêndoa e outros cereais e frutos oleaginosos.

Na alergia ao leite são desencadeadas diferentes reações imunológicas provocadas pelas proteínas do mesmo, em que o sistema imunitário as considera como “invasoras”. Para as pessoas alérgicas ao leite, só a exclusão destes alergénicos da alimentação permite uma vida saudável e segura.

Na intolerância à lactose, o organismo é incapaz de digerir o açúcar natural do leite, a lactose, por falta de uma enzima específica, a lactase. Contudo, o grau de intolerância à lactose varia de pessoa para pessoa e, na maioria dos casos, não requer uma dieta com ausência total de lactose.

Existem alimentos como, por exemplo, os iogurtes e leites fermentados, que contêm bactérias benéficas que digerem parcialmente a lactose. Geralmente são bem tolerados por estes indivíduos. Outros produtos já são fabricados sem lactose, como é o caso do leite e queijo sem lactose. Os queijos curados e os gelados também têm normalmente menos lactose do que o leite.

É importante saber ler os rótulos dos produtos alimentares de forma a garantir escolhas seguras e evitar reações indesejadas. Não deixe de conferir outros artigos sobre nutrição que temos para si e partilhe-os com os seus amigos e familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...

Tudo sobre o Queijo de Azeitão DOP

Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é imperdível. Fique a conhecer este que é um dos mais conhecidos...

Amêijoas à Bulhão Pato

Se há prato que cai bem no verão são amêijoas à Bulhão Pato. Para quem gosta e ainda não tem a receita,...

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo,...

Vinho e pescado: tudo para uma harmonização perfeita

Para quem aprecia uma boa refeição de peixe acompanhada de um bom vinho, dois fatores devem ser tidos em conta: o tipo...