Inicio Bem-Estar Nutrição Os alimentos influenciam o sono? Saiba o que comer para dormir bem

Os alimentos influenciam o sono? Saiba o que comer para dormir bem

Deitar cedo e… bem comer, dá saúde e faz crescer. Esta poderia ser uma nova e mais completa versão do célebre provérbio popular que traduz a importância do sono. Se por um lado existem alimentos “amigos do sono”, existem outros que são perfeitos inimigos. Para que possa melhorar a qualidade do seu sono e dormir bem, conheça algumas dicas alimentares.

Substâncias boas para dormir bem

Algumas substâncias são importantes para a harmonia do nosso sono, uma vez que atuam ao nível do cérebro.

Serotonina e Triptofano. Alémde regular o nosso relógio biológico, a fome e o humor, regula o sono. Contudo, só é produzido se houver triptofano, um aminoácido presente em diferentes alimentos.

Melatonina. Contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer, bem como para o alívio dos sintomas da diferença horária, sendo por isso extremamente útil para reduzir o jet lag de viagens com fusos horários muito díspares. Esta hormona é produzida pelo organismo, também através do triptofano, mas pode igualmente ser encontrada em alimentos.

Magnésio. Possui um papel essencial no equilíbrio do sistema nervoso e na redução do cansaço e fadiga, impactando significativamente na qualidade do sono.

As plantas também podem ser calmantes

Camomila, tília e flor de laranjeira. Segundo alguns estudos, as infusões destas plantas têm propriedades calmantes. Acresce que ao consumi-las quentes, irão proporcionar-lhe conforto e bem-estar.

Alimentos amigos do sono

Existem alimentos que são fonte de triptofano, melatonina e magnésio, o que significa que são bons aliados para noites bem dormidas. Inclua-os no seu regime alimentar.

Alimentos fonte de triptofano: leite, bananas, aveia, sementes de abóbora e girassol.

Alimentos fonte de melatonina: cerejas, morangos, pistácios, nozes, tomate, leite e leguminosas germinadas (lentilhas e feijão-frade).

Alimentos fonte de magnésio: pinhões, amêndoas, amendoins, nozes e avelãs, soja e pão integral ou de centeio.

Alimentos inimigos do sono

Existem também alimentos que, direta ou indiretamente, atuam como estimulantes cerebrais ou contribuem para uma menor produção de substâncias benéficas para o sono, pelo que devem ser evitados antes de dormir.

Café, bebidas energéticas, chás e infusões estimulantes (verde, preto, mate, ginseng). Estas bebidas têm substâncias com propriedades excitantes, entre outras a cafeína e a teína, que podem perturbar a qualidade do sono.

Bebidas alcoólicas. O álcool altera o ciclo de sono, fragmentando-o e tornando-o menos repousante.

Bebidas e alimentos açucarados. O açúcar em excesso proporciona uma entrada rápida de energia no organismo, o que não é ideal à noite, pois torna-se estimulante.

Alimentos condimentados e picantes. Segundo alguns estudos, este tipo de alimentos influencia negativamente o tempo para adormecer e o número de horas de sono.

Se tem dificuldade a adormecer e problemas a dormir bem, privilegie os alimentos com um efeito calmante, que o preparam para uma boa noite. Antes de dormir, pode comer, mas sempre em pequenas quantidades e com a escolha correta dos alimentos. Ficar muitas horas sem comer leva a um estado de hipoglicemia, que acarreta o aumento da adrenalina, um estimulante central perturbador do sono.

Aproveite para partilhar esta informação com todos os seus amigos e familiares e contribua para a melhoria do seu sono.

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