Inicio Bem-Estar Nutrição 4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

4 alimentos probióticos que pode incluir na alimentação

Já aqui lhe falamos sobre o que são os alimentos probióticos e prebióticos, bem como os seus benefícios e diferenças. Neste artigo, damos-lhe a conhecer quatro alimentos probióticos que pode incluir na sua alimentação.

Os probióticos a destacar

Kefir, kombucha, tempeh e chucrute. São nomes que causam estranheza, mas não se assuste. Conheça-os um pouco melhor e perceba como são produzidos, bem como as suas características.

Kefir

Originário do Cáucaso, é produzido através da fermentação do leite (de vaca, cabra ou ovelha), ou de bebidas de soja, coco ou arroz. Possui um aspeto semelhante do iogurte, tem a aparência de uma massa branca e gelatinosa, com um sabor agridoce e refrescante. Pode ser preparado em casa, adicionando os grãos de kefir ao leite e armazenando-o de modo a fermentar durante 24 horas a uma temperatura entre 18-30ºC. Após este período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir podem ser adicionados a outro leite, procedendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.

Kombucha

Originário da Ásia, é uma bebida produzida pela fermentação de chá preto ou verde e açúcar, através de uma associação simbiótica de bactérias e leveduras. Durante a fermentação, as bactérias multiplicam-se e transformam o açúcar em ácido láctico, que dá à bebida um sabor característico. Este alimento probiótico pode ser comprado ou feito em casa.

Tempeh

É um produto do sudoeste asiático, feito a partir de feijões de soja, que são descascados, demolhados e cozidos. Depois são arrefecidos, inoculados com um bolor (Rhizopus), que faz fermentar o preparado e, desta fermentação, resulta a pasta chamada tempeh. Os feijões de soja ficam aglutinados entre si sob a forma de barras retangulares compactas e finas e permanecem numa incubadora por cerca de 24 horas. No final deste processo, o tempeh fica com um sabor peculiar que faz lembrar o das aves ou do peixe e com uma textura elástica.

Chucrute

É um prato típico da gastronomia alemã, feito com repolho finamente picado e sal e fermentado pelas bactérias produtoras de ácido láctico que este legume possui.

Agora que já conhece estes probióticos um pouco melhor, porque não incluí-los na sua alimentação e usufruir dos seus benefícios? Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares e partilhe com eles esta informação.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...