Inicio Bem-Estar Nutrição Dicas para beber água e benefícios de manter a hidratação

Dicas para beber água e benefícios de manter a hidratação

Manter a hidratação durante todo o ano é fundamental para a saúde. Beber água deve fazer parte da rotina diária e várias são as dicas para ajudar na ingestão regular deste nutriente essencial. Conheça alguns mitos e curiosidades sobre a água, os benefícios de manter o organismo hidratado e técnicas para beber mais água no dia-a-dia.

Curiosidades e mitos sobre a água

A água alcalina é a melhor para a saúde

Para as pessoas saudáveis qualquer água, independentemente do pH, é essencial para a hidratação do organismo. Todas as águas engarrafadas e da rede são aptas para consumo. A água alcalina (pH superior a 7) poderá apresentar benefícios terapêuticos para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Beber água antes, durante ou depois das refeições?

A água é o único alimento com 0 kcal. A Roda dos Alimentos inclui a água no seu centro, o que demonstra o seu lugar “central” na vida e reforça o seu papel na constituição dos alimentos. O mito de que a água engorda cai assim por terra. Não engorda, nem durante nem fora das refeições.

Que quantidade de água devo ingerir por dia?

A ingestão de água por dia, no sexo feminino deve rondar os 1,5 litros, enquanto que as pessoas do sexo masculino devem beber cerca de 2 litros.

As águas têm todas as mesmas propriedades e minerais?

Varie o tipo de água (nascente, mineral natural e da torneira) para aproveitar o melhor de cada uma. Relativamente às águas engarrafadas, existem dois tipos: a mineral natural e de nascente. Ambas são de circulação subterrânea, microbiologicamente próprias para consumo e não podem ser submetidas a tratamentos que lhe alterem as suas propriedades naturais.

A principal diferença entre ambas resulta do seu tempo de circulação no subsolo, que é menor para as águas de nascente, fazendo com que seja menos rica em minerais e outros oligoelementos. Já as características físico-químicas da água mineral natural podem, eventualmente, resultar em efeitos benéficos à saúde.

Recomendações para beber água e manter a hidratação

  • Beba cerca de 8 copos (200 ml) de água por dia;
  • Marque uma garrafa de 1,5L por horas, para não esquecer de beber;
  • Para o caso de não gostar de água simples, experimente as águas aromatizadas com fruta e ervas aromáticas, sempre sem adicionar açúcar;
  • Reduza o consumo de bebidas diuréticas: o café, chá preto/verde e bebidas alcoólicas que aumentam a perda de água;
  • Inclua sopas de legumes nas principais refeições;
  • Consuma fruta e hortícolas diariamente. As frutas mais ricas em água são a melancia, a meloa, o melão, a toranja e o morango. Já os hortícolas com elevado teor de água são a abóbora, a alface, o rabanete, o pepino e o aipo.

Benefícios de manter a hidratação

A ingestão de água apresenta uma série de benefícios ao nível do bom funcionamento do organismo:

  • Regula a temperatura corporal;
  • Diminui o risco de formação de “pedra nos rins”;
  • Promove o funcionamento adequado dos músculos;
  • Contribui para preservar a elasticidade da pele;
  • Ajuda a maximizar a atenção, a concentração e a memória;
  • Colabora na digestão e contribui para a prevenção da obstipação;
  • Transporta os nutrientes e ajuda a eliminar os resíduos desnecessários;
  • Lubrifica e protege articulações.

Se é uma pessoa que tem por hábito beber água ao longo do dia, tem o caminho facilitado. Mas, se para si não é um hábito natural, crie estratégias que o ajudem a ingerir a quantidade recomendada diária. O seu organismo agradece. Se considera esta informação útil, aproveite para a partilhar com amigos e familiares para que todos adotem hábitos mais saudáveis no dia-a-dia.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...