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Dicas para beber água e benefícios de manter a hidratação

Manter a hidratação durante todo o ano é fundamental para a saúde. Beber água deve fazer parte da rotina diária e várias são as dicas para ajudar na ingestão regular deste nutriente essencial. Conheça alguns mitos e curiosidades sobre a água, os benefícios de manter o organismo hidratado e técnicas para beber mais água no dia-a-dia.

Curiosidades e mitos sobre a água

A água alcalina é a melhor para a saúde

Para as pessoas saudáveis qualquer água, independentemente do pH, é essencial para a hidratação do organismo. Todas as águas engarrafadas e da rede são aptas para consumo. A água alcalina (pH superior a 7) poderá apresentar benefícios terapêuticos para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Beber água antes, durante ou depois das refeições?

A água é o único alimento com 0 kcal. A Roda dos Alimentos inclui a água no seu centro, o que demonstra o seu lugar “central” na vida e reforça o seu papel na constituição dos alimentos. O mito de que a água engorda cai assim por terra. Não engorda, nem durante nem fora das refeições.

Que quantidade de água devo ingerir por dia?

A ingestão de água por dia, no sexo feminino deve rondar os 1,5 litros, enquanto que as pessoas do sexo masculino devem beber cerca de 2 litros.

As águas têm todas as mesmas propriedades e minerais?

Varie o tipo de água (nascente, mineral natural e da torneira) para aproveitar o melhor de cada uma. Relativamente às águas engarrafadas, existem dois tipos: a mineral natural e de nascente. Ambas são de circulação subterrânea, microbiologicamente próprias para consumo e não podem ser submetidas a tratamentos que lhe alterem as suas propriedades naturais.

A principal diferença entre ambas resulta do seu tempo de circulação no subsolo, que é menor para as águas de nascente, fazendo com que seja menos rica em minerais e outros oligoelementos. Já as características físico-químicas da água mineral natural podem, eventualmente, resultar em efeitos benéficos à saúde.

Recomendações para beber água e manter a hidratação

  • Beba cerca de 8 copos (200 ml) de água por dia;
  • Marque uma garrafa de 1,5L por horas, para não esquecer de beber;
  • Para o caso de não gostar de água simples, experimente as águas aromatizadas com fruta e ervas aromáticas, sempre sem adicionar açúcar;
  • Reduza o consumo de bebidas diuréticas: o café, chá preto/verde e bebidas alcoólicas que aumentam a perda de água;
  • Inclua sopas de legumes nas principais refeições;
  • Consuma fruta e hortícolas diariamente. As frutas mais ricas em água são a melancia, a meloa, o melão, a toranja e o morango. Já os hortícolas com elevado teor de água são a abóbora, a alface, o rabanete, o pepino e o aipo.

Benefícios de manter a hidratação

A ingestão de água apresenta uma série de benefícios ao nível do bom funcionamento do organismo:

  • Regula a temperatura corporal;
  • Diminui o risco de formação de “pedra nos rins”;
  • Promove o funcionamento adequado dos músculos;
  • Contribui para preservar a elasticidade da pele;
  • Ajuda a maximizar a atenção, a concentração e a memória;
  • Colabora na digestão e contribui para a prevenção da obstipação;
  • Transporta os nutrientes e ajuda a eliminar os resíduos desnecessários;
  • Lubrifica e protege articulações.

Se é uma pessoa que tem por hábito beber água ao longo do dia, tem o caminho facilitado. Mas, se para si não é um hábito natural, crie estratégias que o ajudem a ingerir a quantidade recomendada diária. O seu organismo agradece. Se considera esta informação útil, aproveite para a partilhar com amigos e familiares para que todos adotem hábitos mais saudáveis no dia-a-dia.

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