Inicio Bem-Estar Nutrição Óleo de coco: para que serve?

Óleo de coco: para que serve?

O óleo de coco tem dado muito que falar. É um alimento recente, que tem ganho destaque pela sua utilização em pratos de forno, como óleo para fritar, em sobremesas e pequenos-almoços.

Existem diferentes tipo de gorduras. Este óleo, extraído do coco, é uma gordura saturada, sólida à temperatura ambiente e líquida quando aquecida. Embora não deva substituir o azeite que, segundo a Direção Geral da Saúde – DGS, deve ser a gordura de eleição, pode ser inserido na alimentação para algumas confeções.

Tal como qualquer gordura, o óleo de coco deve ser consumido com moderação, respeitando a dose recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que limita ingerir uma quantidade de gordura saturada diária igual ou inferior a 10% do valor energético total. Como se costuma dizer: “tudo em excesso faz mal”.

Utilização do óleo de coco na culinária

Como alternativa a outras gorduras para confeções a altas temperaturas

O óleo de coco é uma alternativa para fritar alimentos na frigideira, como ovos, bifes ou legumes, por não sofrer alterações quando exposto a altas temperaturas. Neste tipo de confeções pode alternar a utilização do azeite com o óleo de coco.

Como tempero em pratos frios

A grande parte dos óleos de coco apresenta um leve e agradável sabor a coco. Desta forma, poderá ser uma alternativa ao azeite no tempero de saladas e outros pratos frios, para conferir um toque e aroma frutado perfeito para os dias mais quentes.

Como substituto ao óleo de girassol e às manteigas em doces e sobremesas

Seja em bolos, tartes e outros doces, o óleo de coco é um bom substituto aos óleos e gorduras tradicionais: óleo de girassol, manteiga e margarina. Por norma é uma gordura bastante utilizada em receitas de sobremesas mais saudáveis.

Utilização do óleo de coco na cosmética

Para hidratação do cabelo e da pele

Não só na alimentação o óleo de coco tem vindo a ser usado. Por ser uma gordura com excelente potencial de hidratação, a área da cosmética tem desenvolvido produtos à base de óleo de coco para hidratação de pele, cabelo e até unhas. O óleo de coco tem a capacidade de penetrar no cabelo e na pele, repondo o nível de hidratação, fator importante para quem tem pele seca, e as suas propriedades anti-inflamatórias são ideais para pessoas com pele sensível.

Não há dúvidas que o óleo de coco é uma gordura bastante versátil, podendo ser usado na culinária, tanto em doces como salgados, e na cosmética. No entanto, é importante lembrar que não devemos eliminar as outras gorduras da alimentação e substituí-las pelo óleo de coco.

Se tiver dúvidas, informe-se junto do seu nutricionista ou outro profissional de saúde. Todos somos diferentes e temos necessidades individuais, por isso o aconselhamento personalizado é o melhor caminho.

Se este tipo de artigos despertam o seu interesse, consulte outros artigos sobre nutrição e partilhe com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...