Inicio Bem-Estar Nutrição Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Consumir produtos biológicos: sim ou não?

Provavelmente já ouviu falar de produtos biológicos ou já os viu e pensou “biológicos porquê?”.

Estes alimentos são biológicos por serem cultivados com uma gestão das melhores práticas ambientais e climáticas, que promovem a biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, o bem-estar animal, tendo ainda a limitação do uso de pesticidas ou fertilizantes sintéticos.

O que são produtos biológicos

A Agricultura Biológica é também conhecida como “agricultura orgânica” (no Brasil e em países de língua inglesa), “agricultura ecológica” (em Espanha ou Dinamarca) ou “agricultura natural” (no Japão).

Os produtos biológicos estão sujeitos a um conjunto muito específico e rigoroso de regras, estabelecidas em legislação, que se exige durante todo o processo de produção – da plantação à distribuição, passando pela transformação e embalamento.

Estas regras estão baseadas nos seguintes princípios:

• Proibição do uso de transgénicos, ou organismos geneticamente modificados

• Proibição do uso de radiação ionizantes

• Limitação no uso de fertilizantes, herbicidas e pesticidas de síntese

• Proibição do uso de hormonas e restrição do uso de antibióticos, e só quando for necessário para manter a saúde do animal

Num produto composto por vários ingredientes, 95% deles têm de ter origem biológica para que seja considerado um alimento biológico. Este processo de produção exigente é controlado por entidades certificadas, responsáveis pela atribuição de um selo de produto biológico.

Vantagens dos produtos biológicos

Redução da exposição a pesticidas sintéticos e ausência de organismos geneticamente modificados

Um dos objetivos da Agricultura biológica é produzir uma variedade de produtos e géneros alimentícios de elevada qualidade para responder às preferências, por parte de um número crescente de consumidores por produtos produzidos através da utilização de substâncias e processos naturais.

Impacto na biodiversidade

Este tipo de agricultura incentiva o uso sustentável dos recursos naturais, como a água, contribui para aumentar a fertilidade dos solos, promovendo ainda a preservação da biodiversidade. O tipo de produção pode ter um menor impacto no meio ambiental e na vida animal, já que respeita os ciclos naturais dos produtos, e respeita o bem-estar animal. Ajuda ainda à melhoria da qualidade dos solos e à valorização dos produtores locais e do meio rural. Atualmente, encontramos muitos produtores de agricultura tradicional com práticas semelhantes, mesmo sem serem de agricultura biológica.

Criação de postos de trabalho

Por se tratar de um processo de produção mais tradicional, implica a utilização de mais mão de obra, ajudando a dinamizar a criação de postos de trabalho. É também um tipo de agricultura que tem ganho adeptos, principalmente junto dos mais jovens, que identificam na agricultura biológica uma oportunidade para seguir uma produção mais sustentável e em respeito pelo meio ambiente.

Na Feira de Vida Saudável do Continente, encontramos não só produtos biológicos, como tudo o que precisa para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Se gostou deste artigo e pretende que os produtos biológicos façam parte da sua rotina alimentar e da dos que lhe são próximos, partilhe-o com os seus amigos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Descubra o vinho Sem Maneiras do chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort

Descubra o vinho Sem Maneiras do Chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort. Este vinho repleto de aroma e sabor não o irá deixar indiferente.

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

O treino do cão desde o primeiro dia é muito importante. Veja 4 Dicas para treinar o seu cão desde pequeno.

3 passos para provar e degustar um vinho corretamente

Degustar vinho é uma arte. Conheça como deve provar e degustar vinho para desfrutar de cada aroma, cheiro e sabor em pleno.

Mitos e realidades sobre beleza

Muito se diz sobre beleza. Saiba o que é mesmo verdade e o que são mitos.

Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

Conheça as variedades das cebolas produzidas em Portugal. Descubra como usá-las e os seus benefícios.