Inicio Bem-Estar Nutrição 12 hábitos alimentares e vida saudável para todos os dias

12 hábitos alimentares e vida saudável para todos os dias

Para nos sentirmos bem e com vitalidade, devemos manter um estilo de vida saudável, praticando algum exercício físico e fazendo as melhores escolhas a nível alimentar. Existem alguns hábitos que devemos manter nas nossas rotinas todos os dias e que terão um efeito positivo na nossa saúde física e emocional.

Conheça estes 12 hábitos de vida saudável

1. Nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço

Um pequeno-almoço completo é essencial para começar o dia. Deve incluir laticínios, cereais integrais ou derivados e fruta. Se não tem vontade de comer ou tem preguiça para preparar a refeição de manhã, faça um batido com leite, aveia e fruta, por exemplo.

2. Não passar mais de 3h a 3h30 sem comer

Comer várias vezes ao dia e, se possível, a horas certas, otimiza o funcionamento do organismo, evitando o cansaço, a falta de concentração e as alterações bruscas de humor. Faça refeições principais completas e pequenos lanches ou snacks ao longo do dia.

3. Beber cerca de 1,5l de água por dia

Tenha sempre uma garrafa de água por perto! Pode fazer também infusões ou chás sem açúcar, ou aromatizar a água com fruta, ervas aromáticas e especiarias.

4. Ingerir fruta e hortícolas

Começar o almoço e o jantar com uma sopa de legumes, preencher metade do prato com hortícolas e comer duas ou mais porções de fruta ajuda a cumprir a recomendação: todos os dias, pelo menos cinco porções de fruta e hortícolas. Quanto mais coloridas forem as suas escolhas, melhor!

5. Consumir alimentos com fibra

Opte pelos cereais e derivados (arroz, massa, pão, cereais de pequeno-almoço) integrais, sempre que possível coma a fruta com casca, lembre-se das hortaliças e não deixe de lado as leguminosas e os frutos oleaginosos. Todos eles são amigos de uma boa saúde intestinal.

6. Variar entre carne e peixe

Variar entre carne e peixe é importante para uma nutrição saudável e sustentável. Na carne, opte mais vezes por cortes magros, rejeitando a pele e gorduras visíveis. No peixe, inclua duas a três refeições de peixes gordos, como a cavala, a sardinha, o atum ou a dourada. Pode também fazer refeições vegetarianas completas, substituindo a carne ou peixe pelas leguminosas.

7. Consumir pouco sal e gordura

Optar pelos alimentos que têm menor teor de sal ou gordura adicionados contribui para a prevenção de doenças crónicas, como a obesidade e as doenças cardiovasculares. Cozinhe com ervas aromáticas e especiarias, faça marinadas e prefira métodos de confeção onde se utilize pouca ou nenhuma gordura, como cozidos, grelhados, estufados e assados.

8. Deixar os açúcares para os dias de festa

O açúcar, juntamente com o sal e a gordura, contém nutrientes que, quando consumidos em excesso, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas, como a diabetes e a obesidade. Opte por produtos com pouco ou nenhum açúcar adicionado e limite a utilização deste ingrediente nas suas receitas. Deixe as guloseimas e os refrigerantes para os dias de festa.

9. Planear as refeições

Planear as refeições, verificando antes o que existe no frigorífico e na despensa, e fazer uma lista antes de ir ao supermercado permite, por um lado, organizar as refeições, garantindo que inclui opções saudáveis e, por outro, promover um menor desperdício.

10. Fazer atividade física regular

Estima-se que o sedentarismo provoca quase dois milhões de mortes em todo o mundo. A atividade física constitui um dos principais pilares para um estilo de vida saudável. Faça atividade física regular e moderada durante uma hora, três vezes por semana, ou pelo menos 30 minutos por dia.

11. Dormir 7 a 8 horas por dia

Dormir é essencial para o bom funcionamento do organismo. Se tem dificuldade em dormir bem, experimente deitar-se sempre à mesma hora, não beber café à tarde, desligar todas as luzes e não ter o telefone perto de si. Não hesite em recorrer à ajuda de um profissional de saúde.

12. Exercitar a mente

Apesar da constante luta contra o tempo, é importante reservar alguns momentos do dia para relaxar e ter pensamentos positivos. Coloque nas suas prioridades diárias algum tempo para desenvolver atividades que o tranquilizem e promovam o bem-estar emocional.

Defina objetivos específicos e metas alcançáveis e mensuráveis adaptadas ao seu estilo de vida. Desta forma pode ir comprovando que está a cumprir o que se compromete. Faça pequenas mudanças e sinta grandes diferenças na sua saúde e bem-estar.  Aproveite para partilhar estas dicas nas suas redes sociais através dos botões abaixo.

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