De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o que é a lactose, algumas das alternativas disponíveis e a importância do leite e produtos lácteos.
O que é a lactose?
A lactose é um hidrato de carbono que faz parte da composição natural do leite e que tem como função fornecer energia ao organismo. Algumas pessoas têm, no entanto, dificuldade em digeri-la. A intolerância à lactose é o nome dado à incapacidade total ou parcial do nosso organismo para digerir a lactose e acontece por ausência ou deficiência de lactase no organismo.
A lactose é digerida por ação da lactase, uma enzima presente no nosso organismo que tem a função de dividir a lactose nos seus dois componentes (glicose e galactose) para que o nosso organismo possa digerir e aproveitar este nutriente. Ou seja, a lactose é o açúcar naturalmente presente no leite.
Alternativas ao leite
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia estima que um em cada três portugueses sofre de intolerância à lactose. Por isso torna-se cada vez mais importante garantir que existem alternativas ao leite e aos restantes produtos com lactose que não comprometam a ingestão ideal de nutrientes.
Alternativas vegetais
As bebidas vegetais (aveia, soja, amêndoa…) são opções para quem procura alternativas vegetais ou para quem não tolera o leite. Contudo, não são equivalentes na sua composição nutricional. Para prevenir défices, procure opções enriquecidas em certas vitaminas e minerais e tenha em atenção as restantes escolhas alimentares do seu dia.
Outras fontes de cálcio
Vegetais de folha verde escura, como agrião, couves e grelos; algumas leguminosas como feijão, grão e soja; os frutos oleaginosos, como amêndoa, avelã e castanha do Brasil; sementes, como chia, linhaça, papoila e sésamo e ainda alguns peixes, como a sardinha, são fonte de cálcio e podem ajudar a evitar défices de cálcio.
Esclarecer o mito: devem os adultos beber leite?
O leite e os produtos lácteos desempenham um papel fundamental na nutrição e desenvolvimento saudável ao longo da vida, com especial importância durante a infância. À exceção das pessoas que apresentam intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, este grupo de alimentos pode ser consumido em todas as idades. Ser capaz de tolerar o leite na idade adulta poderá ser considerado uma vantagem, que parece estar associada à evolução do ser humano. Esta vantagem está relacionada com a riqueza nutricional do leite e pelo facto da lactose promover a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.
Saiba que retirar os laticínios da alimentação sem acompanhamento de um profissional de saúde poderá ter consequências para o organismo. Isto porque os laticínios fornecem cálcio e potássio, dois minerais importantes na regulação da pressão arterial e prevenção de hipertensão. Depois, porque o cálcio proveniente dos lacticínios contribui para o desenvolvimento da massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Por último, vários estudos revelam a relação entre o consumo de laticínios e o controlo de peso, sobretudo ao nível da redução da massa gorda.
Agora que já sabe mais sobre a intolerância à lactose e como lidar com ela, porque não partilhar estas informações por todos aqueles que lhe são próximos? Partilhe este artigo utilizado os botões abaixo.