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Como manter uma alimentação saudável quando não tem tempo?

As rotinas preenchidas e repletas de responsabilidades fazem com que, por vezes, possamos descurar a alimentação e, consequentemente, a saúde. Manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para o reforçar da imunidade e para fornecer a energia que a azáfama do dia-a-dia exige. Partilhamos consigo as nossas sugestões para o ajudar a manter uma alimentação saudável mesmo quando não tem tempo para se dedicar à cozinha.

Conheça 5 dicas que o ajudarão a manter uma alimentação saudável

1. Tome um pequeno-almoço reforçado

Já lhe tinham dito que o pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia? Um pequeno-almoço completo e equilibrado fornece ao corpo a energia necessária para exercer as funções fisiológicas básicas. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, não tomar o pequeno-almoço pode provocar uma maior sensação de sonolência e fadiga, e um menor desempenho cognitivo e físico, principalmente no período da manhã. Há até quem tenha dores de cabeça, agitação, má disposição e sensação de irritabilidade.

Se está a caminho do ginásio, opte por um batido rico em proteína e uma banana. Se tem filhos, porque não preparar o pequeno-almoço na noite anterior ou no fim de semana? A granola é uma opção que todos adoram e que facilmente pode deixar preparada com antecedência. Utilize os ingredientes que mais gostar, como a aveia, sementes, nozes, amêndoas, avelãs, ou chocolate e acompanhe com iogurte e fruta fresca.

2. Tenha sempre um snack saudável perto de si

Os snacks, que pode consumir entre as refeições principais, são essenciais para um maior controlo do apetite. No entanto, é muitas vezes nestas alturas que recorremos a produtos processados, ricos em gorduras e açúcares. Frutos secos, iogurtes ou peças de fruta são opções práticas, saudáveis e que não exigem preparação que pode levar sempre consigo.

3. Beba bastantes líquidos

Hidratar o organismo é essencial para manter um estilo de vida saudável.  A água tem um papel ativo na digestão, na absorção, circulação e eliminação de muitas substâncias. Ajuda a eliminar do corpo as toxinas, contribuindo para o bom funcionamento e equilíbrio. Apesar da sua importância, beber água é para muitos um sacrifício. Se é uma pessoa que não aprecia beber água, experimente levar consigo águas aromatizadas.

4. Refeições pré-preparadas podem ser uma ajuda

As refeições prontas são muito práticas e podem ajudá-lo quando não tem tempo para cozinhar.   Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de refeições prontas nos hipermercados, com opções saudáveis e para todos os gostos, para que possa variar ao longo de toda a semana.

5. Faça refeições fáceis e rápidas

Se não tem muito tempo para cozinhar, opte por receitas fáceis e rápidas. Caso almoce no escritório ou num local privado, faça uma maior quantidade de comida ao jantar para aproveitar para levar na marmita do dia seguinte. Aos fins de semana, deixe legumes lavados e cortados, congele sopa em doses individuais e adiante algumas tarefas que facilitem a preparação das refeições durante a semana.

Não deixe que a falta de tempo seja uma razão para descurar a boa alimentação e a saúde. Organize a sua semana, dedique algum tempo ao planeamento das suas refeições e faça as melhores escolhas, quer opte por fazer as refeições em casa ou fora.

Se tem algum amigo ou familiar com quem gostaria de partilhar estas dicas, pode fazê-lo através dos links abaixo ou enviando este endereço por email, redes sociais ou através de mensagens instantâneas.

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