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O que sabe sobre Superalimentos?

É moda passageira ou existem realmente alimentos com vantagens extra para a saúde? Certamente já ouviu falar dos superalimentos, ou seja, alimentos com benefícios superiores para o organismo, como o açaí, as bagas goji ou o chá matcha, por exemplo. Fique a conhecer mais sobre este tema por vezes controverso e se estes alimentos têm de facto superpoderes.

O que são superalimentos?

Vivemos num paradoxo, numa sociedade onde abunda informação e, ao mesmo tempo, iliteracia em saúde, desinformação e até contrainformação. ‘Superalimento’ é um conceito recente, pouco consensual entre os profissionais de nutrição, que pode induzir os consumidores em erro. Os superalimentos são, no fundo, alimentos ricos em diferentes fitonutrientes, o que os torna especialmente completos e nutritivos. Banana, abacate e leite de vaca são três bons exemplos de alimentos completos, e com inúmeros nutrientes essenciais, que só agora são vistos como tal. No entanto, o principal superalimento que existe e sem o qual não seria possível viver é a água.

Qualquer pessoa pode incluir os superalimentos na sua dieta?

Todas as pessoas beneficiam com o consumo frequente destes alimentos, sempre dentro do bom senso e da variabilidade alimentar. O perigo será sempre o excesso, não só dos considerados ‘alimentos da moda’, mas também de todos os outros. Quer sejam frutos secos, leguminosas, sementes ou brócolos, o excesso é que faz mal.

Que superalimentos se deve consumir com maior frequência?

Estudos dizem que, apesar da roda alimentar ser bastante fácil de entender e de aplicar à dieta mediterrânea, em Portugal existe carência e falta de cultura no consumo regular de fruta e legumes, e excesso de proteína animal e gorduras saturadas, açúcar e sal. Estes dados explicam as dislipidémias (anomalias de gorduras no sangue), doenças metabólicas e cardiovasculares no mundo dito civilizado. Faça uma alimentação equilibrada e variada, rica em frutas e legumes.

Adote um estilo de vida saudável, rico em alimentos que contenham altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. O segredo do bem-estar está no equilíbrio, na variedade e nas doses.

Informe os seus familiares sobre estes conselhos partilhando este artigo e privilegie alimentos que trazem benefícios para a saúde e não caia em exageros.

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