Inicio Bem-Estar Nutrição Como recuperar dos excessos do Natal?

Como recuperar dos excessos do Natal?

Concluída a quadra festiva, é altura de retomar os hábitos mais saudáveis para recuperar dos típicos excessos de Natal.

O Natal é a época do ano em que menos cuidamos da nossa saúde e alimentação. Os convívios e festas arrastam-se por todo o mês de dezembro e os pratos e doces tão desejados mantêm presença constante em qualquer mesa. O que é certo é que o corpo ressente a quebra da rotina e é necessário ter alguns cuidados após as festas.

Dicas para recuperar dos excessos de natal e adquirir hábitos mais saudáveis

Organize a sua despensa e frigorífico

Para readquirir os bons hábitos alimentares que a quadra natalícia costuma fazer esquecer, comece por organizar a sua despensa e frigorífico. Nada como voltar a arrumar os alimentos para ver o que está “escondido” nas prateleiras.

Planeie as suas refeições

Tendo em conta o que ainda tem em casa, faça uma previsão do que irá consumir nos dias seguintes. Elabore um plano semanal de refeições com a máxima variedade possível. Procure alternar ao longo dos dias a carne e o peixe, ovos e até incluir pratos vegetarianos.

Varie também nos acompanhamentos. Garanta que não faltam sopa e legumes nas suas refeições e finalize a mesma com fruta da época.

Esta planificação permitir-lhe-á controlar as suas compras e garantir que compra apenas o que irá realmente consumir, sem que haja grandes desperdícios ou gastos desnecessários.

Cumpra com a lista de compras

Com base no plano de refeições que elaborou, crie uma lista de compras e guie-se por ela. Não compre alimentos desnecessários e lembre-se que as decisões que toma durante a ida às compras têm impacto não só na sua alimentação como também na alimentação da restante família. É fundamental fazer escolhas conscientes e acertadas.

Não vá às compras com fome

Todos sabemos que, quando vamos às compras com fome, tendemos a comprar mais do que precisamos. É também mais provável que compremos snacks doces e salgados do que fruta e legumes. Evite tentações e não vá às compras quando tem fome.

Prefira fazer compras regularmente

Não deixe passar muito tempo entre as compras que faz, pois terá a tendência a adquirir mais produtos supérfluos e menos frescos.

Consulte sempre o rótulo dos alimentos

Pode parecer algo difícil e que ocupa muito tempo, no entanto, saber ler os rótulos dos alimentos tem inúmeras vantagens. Ao interpretar a informação presente no rótulo sabemos o que estamos a consumir e conseguimos garantir que fornecemos ao nosso corpo os nutrientes necessários.

Agora que já sabe o que ter em conta na sua próxima ida às compras, traga um carrinho cheio de saúde! Aproveite e visite a Feira Vida Saudável nas lojas Continente onde encontrará tudo o que precisa para fazer uma alimentação saudável e recuperar dos excessos do Natal e Ano Novo.

Partilhe este artigos com os seus amigos e familiares para que todos saibam como voltar à rotina da melhor forma.

Artigo anteriorPanquecas de Maçã e Iogurte
Próximo artigoPão de Sementes

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...