Inicio Bem-Estar Nutrição Como reforçar o sistema imunitário através da alimentação?

Como reforçar o sistema imunitário através da alimentação?

Com os alimentos certos e a prática de atividade física moderada e regular, o seu sistema imunitário ver-se-á reforçado para qualquer estação do ano. Siga estes conselhos para ganhar em saúde e bem-estar.

Reforçar o sistema imunitário através da alimentação

Frutas e legumes

Por fornecerem uma grande variedade de vitaminas, a fruta e os legumes são fundamentais para fortalecerem o sistema imunitário, por isso tenha o cuidado de os consumir ao longo do dia.

Tente consumir a fruta crua durante o dia, quando a temperatura é mais agradável, misturada com outros alimentos ou na forma de puré. Adicionalmente, inclua os legumes cozinhados nas refeições principais ou então na forma de sopa que, para além de ser rica em nutrientes que reforçam as suas defesas, promove a hidratação.

Frutas e legumes fonte de vitamina A e C

Vitamina A: pimento, alho-francês, papaia, couve-galega, grelos de nabo, manga e dióspiro.
Vitamina C: kiwi, laranja, tangerina, castanha assada.

Pescado e oleaginosas

À semelhança da fruta e dos legumes, também o pescado e as oleaginosas são exemplos de produtos com potencial para reforçar o seu sistema imunitário. Para além das gorduras ómega 3, já tão conhecidas como protetoras cardiovasculares, estes alimentos possuem vitaminas e minerais fundamentais para a manutenção de um sistema imunitário saudável, nomeadamente vitaminas B12 e D, ferro e zinco.

Pescado e oleaginosas ricos em vitaminas e minerais

Vitamina D: truta, safio, salmão e lula.
Vitamina B12: cavala, carapau, dourada, peixe-espada.
Ferro: amêndoa e pistácio.
Zinco: caju e pinhão.

Diga não à preguiça!

Lembre-se que a prática de atividade física tem inúmeras vantagens, promovendo a melhoria da função cardiovascular e respiratória, a diminuição da massa gorda e a manutenção ou o aumento da massa muscular, o aumento da massa óssea e/ou a prevenção da sua perda e o aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. Se durante a semana a sua vida estiver mais atrapalhada, aproveite o fim de semana e mantenha-se em forma.

Reforce o seu sistema imunitário com estes conselhos. Não tenha receio de mudar, cuide de si. Aproveite para partilhar esta informação com os seus familiares e amigos. A saúde deles agradece.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 ideias de prendas de Natal para fazer em casa

Caminhamos a passos largos para o Natal e a lista de prendas começa a ser feita. E porque não, neste Natal, oferecer...

As propriedades nutricionais dos frutos secos para o seu Natal

O Natal está a chegar e com ele o aumento significativo do consumo dos chamados frutos secos. Estão presentes na maioria das...

Renove a sua decoração de outono/inverno com as novas coleções Kasa.

Os dias cinzentos, com chuva e frio chegaram. O verão já lá vai, o calor também, e o tempo que passamos em...

Lasanha de Bacalhau com Espinafres

Para si que gosta de bacalhau, trazemos-lhe uma receita de lasanha de bacalhau. Se gosta muito de lasanha, então esta receita vai...