Inicio Bem-Estar Nutrição Como reforçar o sistema imunitário através da alimentação?

Como reforçar o sistema imunitário através da alimentação?

Com os alimentos certos e a prática de atividade física moderada e regular, o seu sistema imunitário ver-se-á reforçado para qualquer estação do ano. Siga estes conselhos para ganhar em saúde e bem-estar.

Reforçar o sistema imunitário através da alimentação

Frutas e legumes

Por fornecerem uma grande variedade de vitaminas, a fruta e os legumes são fundamentais para fortalecerem o sistema imunitário, por isso tenha o cuidado de os consumir ao longo do dia.

Tente consumir a fruta crua durante o dia, quando a temperatura é mais agradável, misturada com outros alimentos ou na forma de puré. Adicionalmente, inclua os legumes cozinhados nas refeições principais ou então na forma de sopa que, para além de ser rica em nutrientes que reforçam as suas defesas, promove a hidratação.

Frutas e legumes fonte de vitamina A e C

Vitamina A: pimento, alho-francês, papaia, couve-galega, grelos de nabo, manga e dióspiro.
Vitamina C: kiwi, laranja, tangerina, castanha assada.

Pescado e oleaginosas

À semelhança da fruta e dos legumes, também o pescado e as oleaginosas são exemplos de produtos com potencial para reforçar o seu sistema imunitário. Para além das gorduras ómega 3, já tão conhecidas como protetoras cardiovasculares, estes alimentos possuem vitaminas e minerais fundamentais para a manutenção de um sistema imunitário saudável, nomeadamente vitaminas B12 e D, ferro e zinco.

Pescado e oleaginosas ricos em vitaminas e minerais

Vitamina D: truta, safio, salmão e lula.
Vitamina B12: cavala, carapau, dourada, peixe-espada.
Ferro: amêndoa e pistácio.
Zinco: caju e pinhão.

Diga não à preguiça!

Lembre-se que a prática de atividade física tem inúmeras vantagens, promovendo a melhoria da função cardiovascular e respiratória, a diminuição da massa gorda e a manutenção ou o aumento da massa muscular, o aumento da massa óssea e/ou a prevenção da sua perda e o aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. Se durante a semana a sua vida estiver mais atrapalhada, aproveite o fim de semana e mantenha-se em forma.

Reforce o seu sistema imunitário com estes conselhos. Não tenha receio de mudar, cuide de si. Aproveite para partilhar esta informação com os seus familiares e amigos. A saúde deles agradece.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.