Inicio Casa e Família 4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

É muita emoção e alegria quando decidimos levar um cão para casa, mas é igualmente essencial começar a treiná-lo desde o primeiro dia. Este treino é absolutamente crítico para a felicidade tanto da família como do próprio animal que se saberá situar no seu novo ambiente. 

O treino não deve ser encarado como um sacrifício. Pode parecer algo difícil estar a “obrigar” o seu novo amigo a comportar-se de certa forma, mas um cão sem regras pode tornar-se bastante ansioso por não ter uma linha de guia de conduta. Por isso, ao treiná-lo, só estará a fazer o melhor para o bem-estar da sua família.  

4 pequenas dicas para treinar o seu cão desde pequeno  

1. Treine à base de recompensas  

A ideia do treino é que o cão perceba que se obedecer a determinadas indicações será recompensado com alguma guloseima, brincadeira, jogos ou mimos. Se não o fizer, não terá essa recompensa. É simples e evita o stress, gritos e “medo” do seu cão dos métodos mais tradicionais. As técnicas punitivas podem ser cruéis e não criar uma relação de confiança entre si e o seu cão. 

2. Seja coerente e faça com que todos em casa mantenham a disciplina  

Se está a ensinar algo ao seu cão, tem de comprometer toda a família a manter essa coerência. O pior que poderá acontecer é dizer-lhe para não fazer algo e depois condescender na sua decisão e permitir-lhe essa liberdade. O cão ficará confuso e não vai saber ao que realmente deverá obedecer. Como qualquer animal inteligente, irá testar até que ponto poderá ir e criará um circuito muito confuso na sua mente. Se o ensina de uma forma, mantenha sempre a disciplina e atitude. 

3. Treine em espaços de tempo curtos, mas regularmente  

Não é recomendável que faça longas horas de treino, uma vez que irá saturar o cão. A ideia é fazer pequenos intervalos de treino ao longo do dia. 

4. Saiba como dizer “não”  

Não adianta gritar com o seu cão, pois só o irá deixar nervoso. A ideia será de criar um gesto ou som que signifique o “NÃO”. Se usar constantemente este sinal, perderá o seu efeito. Deve apenas usar o sinal nos momentos em que deseja que o seu cão pare de fazer algo indevido. 

Recompense sempre o seu cão com um belo snack ou um mimo. Uma boa recompensa vai fazer com que o cão associe a boa ação a algo positivo e, desta forma, se sinta motivado para responder quando lhe é transmitido um sinal. 

Gostou destas 4 dicas para treinar o seu cão? Porque não partilha com os seus amigos?  

ÚLTIMOS ARTIGOS

Descubra o vinho Sem Maneiras do chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort

Descubra o vinho Sem Maneiras do Chef Lju-bomir Stanisic e Dirk Niepoort. Este vinho repleto de aroma e sabor não o irá deixar indiferente.

4 Dicas para treinar o seu cão desde o primeiro dia

O treino do cão desde o primeiro dia é muito importante. Veja 4 Dicas para treinar o seu cão desde pequeno.

3 passos para provar e degustar um vinho corretamente

Degustar vinho é uma arte. Conheça como deve provar e degustar vinho para desfrutar de cada aroma, cheiro e sabor em pleno.

Mitos e realidades sobre beleza

Muito se diz sobre beleza. Saiba o que é mesmo verdade e o que são mitos.

Tudo o que precisa de saber sobre as cebolas

Conheça as variedades das cebolas produzidas em Portugal. Descubra como usá-las e os seus benefícios.