Inicio Casa e Família Animais O impacto do animal de estimação no desenvolvimento infantil

O impacto do animal de estimação no desenvolvimento infantil

Nenhum psicólogo infantil, pedopsiquiatra ou educador nega a fantástica contribuição que a presença de um animal de companhia tem na formação de caraterísticas essenciais ao desenvolvimento das crianças. Conheça o impacto que um animal de estimação pode ter no desenvolvimento de uma criança.

O animal de estimação e o desenvolvimento infantil

Benefícios físicos e psicológicos

Uma evidente mais-valia do contacto das crianças com os animais de estimação prende-se com os benefícios físicos e psicológicos da interação com outro ser vivo, que na era digital se reveste cada vez de mais importância. Não só implica algum exercício físico por parte da criança, como também promove o desenvolvimento de caraterísticas de destreza manual e mental que permitem às crianças lidar com um ser que também interage e tem vontade própria.

Mais amigáveis

Investigações recentes demonstram que crianças que crescem com cães fazem amigos com mais facilidade. A convivência precoce com um amigo de quatro patas que gosta dela, a admira e segue, pode ser decisivo para estimular a autoconfiança e autoestima da criança.

Sim à convivência

Quando a raça, o tamanho e as características do animal são escolhidas adequadamente, esta convivência não só é segura, como pode ser muito benéfica no seu contributo para o desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança.

Sentido de responsabilidade

Desta relação entre crianças e animal de estimação resultam hábitos que, desde muito cedo, marcarão a sua vida em sociedade. Sentir-se responsável, desde tenra idade, por um ser que de certa forma depende dela, pode ter um valor inestimável para desenvolver caraterísticas humanas, de exercício da paciência, tolerância, generosidade e confiança. A compreensão dos fenómenos do nascimento, da doença e mesmo da morte são lições dolorosas, mas não menos importantes para a vida que as espera. O uso, cada vez mais frequente, de cães no ensino e reabilitação de crianças com diversos tipos de problemas é disso uma prova.

Estas são algumas influências do convívio entre um animal de estimação e uma criança. É, de facto, um tema importante e que está sempre na ordem do dia. Por isso mesmo partilhe. Partilhe com seus amigos, familiares e conhecidos através dos botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...