Inicio Casa e Família Animais Como escolher a melhor ração para o seu cão

Como escolher a melhor ração para o seu cão

É extremamente importante que a ração do seu cão esteja adaptada às necessidades de cada fase da sua vida. Tal como nós, os cães também passam por diferentes fases ao longo da vida: umas em que necessitam de maior apoio alimentar para crescer de forma saudável, outras em que o importante é garantir variedade nutricional e por vezes ainda passam por fases em que é necessário compensar carências do seu organismo.

Adequar a ração que compra às necessidades atuais do seu cão é fundamental para o seu correto crescimento e desenvolvimento. Confira algumas dicas para descobrir como ajustar a alimentação às necessidades do seu cão.

Como escolher a melhor ração para o seu cão?

Para escolher a melhor ração para o seu cão deverá fazer algum trabalho de pesquisa. Poderá começar pelas indicações existentes nos rótulos dos sacos de ração para cães.

Ao ler os rótulos dos sacos de ração para cães, deve ter em conta:

  • Composição dos ingredientes presentes na ração;
  • Percentagens desses ingredientes na ração;
  • Quantidade de ração a administrar mediante o peso do cão.

Estes três critérios e a análise nutricional da ração permitem fazer escolhas seguras e informadas. Ao analisar os rótulos verá que não existem diferenças significativas entre marcas, relativamente à composição dos ingredientes na ração para cães. Irá encontrar percentagens de gordura, cálcio, hidratos de carbono, proteína e outros indicadores. O que deve ter em conta é a ordem dos ingredientes no rótulo. A ordem em que os ingredientes estão visíveis corresponde à percentagem do ingrediente na composição geral da ração. Assim, o ingrediente que se apresenta em primeiro lugar é o que está em maior quantidade no produto. Para fazer uma boa escolha, verifique se o principal ingrediente é uma fonte de proteína animal, como frango ou outra carne.

Qual a importância de uma alimentação de alto teor proteico?

A proteína fornece ao seu animal de estimação nutrientes essenciais para o apoio e desenvolvimento de músculos fortes e saudáveis, auxiliando a digestão sensível e fornecendo energia. Durante a digestão, o corpo decompõe as proteínas da dieta em aminoácidos.

É importante garantir que o seu cão se alimenta com uma ração rica em proteína, pois é um fator essencial para que permaneça saudável e feliz.

Como adaptar a ração à fase da vida do cão?

Apesar de existir uma tabela orientadora, o metabolismo de cada cão é diferente. Nem todos os cães do mesmo peso precisam de ingerir a mesma quantidade de ração diária, ainda que se encontrem na mesma fase de vida. Para além da fase da vida e do peso, é importante considerar outras variáveis como:

  • Tendência do cão para engordar ou emagrecer – pode estar relacionado com a raça;
  • Estilo de vida e atividade física;
  • Castração;
  • Condição corporal atual.

O importante é garantir que as necessidades do animal são alcançadas sem que haja um excesso de alimento. Para testar a aceitação da ração por parte do seu cão, comece por oferecer pequenas quantidades de ração várias vezes ao dia. Fale com o seu médico veterinário para esclarecer todas as dúvidas acerca de quantidades ou consulte os rótulos da embalagem do produto, onde é mencionada a quantidade diária em gramas que deve ser administrada.

Para adaptar a ração ao seu cão, é importante ter também em conta necessidades patológicas. Se existir uma doença que necessite de uma alimentação específica, a escolha da ração deve ter este fator em conta e, nesse caso, é recomendado que se aconselhe junto do seu médico veterinário.

Os cães mais jovens, em crescimento, necessitam de mais suplementos como cálcio e vitaminas; já os adultos, na sua fase mais ativa, têm necessidade de alimentos mais energéticos; por sua vez, cães com idades mais avançadas podem ter necessidade de fazer uma dieta que dê suporte às suas articulações ou que previna diabetes ou insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas.

Escolher uma boa ração para o seu cão é fundamental para a sua saúde. Não descure da qualidade e dê o melhor ao seu companheiro. A alimentação deve ser escolhida de acordo com a etapa da vida, caraterísticas e necessidades do animal. Visite a Feira de animais de estimação, a decorrer nas lojas Continente de 28 de janeiro a 12 de fevereiro, onde pode encontrar tudo o que o seu cão necessita aos melhores preços.

Faça com que esta informação chegue aos seus amigos com cães em casa através da partilha do artigo nas suas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...