Inicio Casa e Família Animais Raças de cães: tipos de comportamento e características

Raças de cães: tipos de comportamento e características

Existem mais de 300 raças de cães em todo o mundo. Serão todos iguais? As características específicas de cada raça fazem com que se adaptem melhor ao ambiente e função a que se destinam.

A grande diversidade de raças de cães

Diversidade de raças de cães

Os cães apresentam uma incrível diversidade na forma dos seus corpos, tamanho e peso. Desde o pequeno chihuahua, com apenas 100 gramas, até ao gigante são-bernardo, que pode atingir os 100kg, a diversidade da espécie canina é enorme. Temos cães sem pelo, como o cão de crista chinês, ou com muito pelo, como o samoiedo. Cães cheios de rugas, como o shar-pei, com pernas curtas, como os basset hound, ou muito longas, como o pastor-irlandês. Há cães com o corpo muito comprido, como o teckel, ou curto, como o pug; com mais instinto de guarda e defesa, como o pastor alemão, ou particularmente dócil, como o labrador. Existem também raças de cães muito velozes, como os galgos, ou com pouca apetência para a corrida, como o buldogue inglês. Conhecemos bem a força física do pit bull ou a delicadeza do pinscher ou do yorkshire. Sabemos também que os dálmatas podem correr muitas horas sem parar e que os buldogues franceses não aguentam muito tempo a correr.

Raças de cães: samoieda
Samoieda

Comportamentos diferentes de raça para raça

Raças de cães: west highland terrier
West highland terrier

Do ponto de vista do comportamento, as raças caninas variam imenso, o que facilita a escolha quando queremos um cão de guarda ou um cão de companhia. Se pretendemos um pacífico companheiro de brincadeira escolhemos, por exemplo, um west highland terrier ou um schnauzer miniatura. No entanto, para defender um rebanho, o castro-laboreiro ou o serra-da-estrela poderiam ser uma boa opção, assim como para guardar a casa procuraríamos, provavelmente, um rottweiler, um dobermann, um leão-da-indonésia ou mesmo um pastor-alemão.

Raças de cães: schnauzer miniatura
Schnauzer miniatura

Características adversas

Infelizmente esta seleção arrasta por vezes consigo o isolamento de características que nem sempre são as mais saudáveis para os cães, como a displasia da anca em cães grandes, as dificuldades respiratórias nos buldogues, ou os defeitos nas pálpebras e ouvidos dos shar-pei.

Raças de cães: buldogue inglês
Buldogue inglês

Cães com ou sem raça

A vantagem de cães de raça versus cães sem raça definida será a possibilidade de, a priori, podermos antecipar as características que este cão virá a ter em adulto, como o seu tamanho, temperamento, aspeto, cor, entre outros, permitindo avaliar se será a escolha mais adequada às nossas condições e gostos. Deveremos ter sempre em conta nestas escolhas que, apesar das características comuns de cada raça, existem sempre variações individuais e que, muitas delas, nomeadamente as de comportamento, podem ser moldadas pelos donos para que se coadunem com as suas possibilidades.

Independente da raça ou do temperamento, a escolha de um animal de estimação deve ser encarada com grande responsabilidade, pois é para sempre. Se pretende escolher uma raça, navegue por entre a imensa quantidade de informação existente, recolha os dados que considera relevantes e, se necessário, peça uma opinião a um médico veterinário, que certamente o poderá orientar e ajudar a escolher.

O cão é um ser vivo que vai precisar de si a vida inteira, mas será um grande companheiro com quem irá partilhar muitas experiências e momentos felizes! Se tem amigos ou familiares que pensam ter um cão, partilhe este artigo para que possam fazer escolhas conscientes.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.