Inicio Casa e Família Arrumação e Limpeza Dicas para construir um armário cápsula

Dicas para construir um armário cápsula

Há cada vez mais pessoas a optarem por estilos de vida mais sustentáveis, não só por se preocuparem com o ambiente, mas também para evitar alguns gastos tantas vezes desnecessários. Colocar um travão no consumo de roupa é um dos caminhos, surgindo como excelente solução a criação do chamado armário cápsula.

O que é um armário cápsula?

A ideia é simples e passa pela escolha de peças de vestuário essenciais e versáteis, que combinem entre si, para que a pessoa as possa usar de diversas formas. O ideal é que durante uma estação apenas se use peças de roupa selecionadas. No fundo, é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.

O armário cápsula é um conceito que pode ser traduzido como um guarda-roupa inteligente, por ter apenas as peças que mais gostamos e que representam o nosso estilo. Por outro lado, o armário cápsula também pode ser criado a partir de um tema: casual, clássico, colorido, de trabalho ou por estação específica.

Atualmente, em especial nas redes sociais, a proposta passa por diferentes formatos, número-limite de peças e até tempo para uso. Independentemente do formato escolhido, o armário cápsula é ótimo para quem pretende reduzir o consumo de vestuário, ter um estilo de vida mais sustentável, aproveitar melhor os seus pertences ou, simplesmente, ter um guarda-roupa mais organizado.

Como e onde surgiu o conceito?

O conceito de armário cápsula (Capsule Wardrobe) surgiu em 1970 e foi definido pela primeira vez por Susie Faux, como “uma coleção de peças básicas e intemporais que, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual”.

Contudo, só na década seguinte o conceito ganhou fama quando, em 1985, a estilista Donna Karan lançou uma coleção de apenas sete peças que se complementavam e colocavam em prática a ideia do armário cápsula.

Depois de ganhar popularidade, surgiram diversas propostas de armário cápsula, como o Project 333, que propõe a montagem de um guarda-roupa de 33 peças para ser utilizado durante três meses. Existem também versões que agrupam desde 24 até 50 peças, em que no caso das 50 peças seria para usar durante um ano.

Como montar um armário cápsula?

1. Conhecer o nosso estilo e o tipo de peças que mais gostamos de usar

Tudo deve começar por conhecermos bem o nosso estilo. A partir daí, somos capazes de selecionar as peças de roupa que mais gostamos de usar.

2. Definir um esquema de cores que facilite as combinações de peças

Devemos igualmente definir um esquema de cores. Por exemplo, as cores neutras combinam melhor entre si. Já cores como preto, branco, castanho ou cinza combinam com tudo. Depois de escolher as peças básicas, devemos selecionar algumas peças de cores mais vibrantes.

3. Privilegiar peças de roupa clássicas e que não passem de moda

Sabendo-se o constante devir das modas, a verdade é que muitas peças se mantêm clássicas e intemporais. Essas são as que devem ter prioridade na hora de selecionar as roupas a colocar no armário cápsula.

Estas são apenas algumas dicas, pois existem diversas formas de criar um armário cápsula, mas uma combinação limitada por estações facilita a organização das peças. Muito importante neste conceito, e que se prende diretamente com a sustentabilidade, é não comprar nada por impulso, a menos que a pessoa perceba que lhe falta uma peça essencial.

O segredo no conceito de armário cápsula passa por organizar bem as peças de forma a que fiquem visíveis e sejam sempre usadas. Este conceito pretende acima de tudo que se dê valor ao que se tem e que não existam peças no armário sem uso. Nesse caso, podemos oferecer a alguém para que essa pessoa lhes dê um novo uso.

Se a sustentabilidade é um tema do seu interesse, consulte outros artigos sobre sustentabilidade e partilhe esta informação para que os seus amigos e familiares também adotem um armário cápsula.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os melhores espumantes para as suas Festas

Chegamos ao mês do Natal e da passagem de ano. É o momento de fazer balanços, mas também de festejar por ter...

Tudo o que precisa saber sobre as couves

Por serem alimentos ricos a nível nutricional e com baixo valor calórico, as couves podem e devem fazer parte de uma alimentação...

Dicas para enfeitar a árvore de Natal

Acredita-se que a tradição de enfeitar árvores no Natal surgiu no século XVI na Alemanha, através de Martinho Lutero. Reza a lenda...

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de...

Conheça o azeite Cinco soldos

Muito saudável e com um papel central na alimentação mediterrânica, o azeite está intrinsecamente ligado à nossa gastronomia. O Continente, ao reconhecer...