Inicio Casa e Família Bebés e Crianças Atividades para fazer com crianças em casa

Atividades para fazer com crianças em casa

Estar em casa com crianças requer muita da nossa atenção e disponibilidade. Nem sempre temos ideias suficientes para entreter os nossos filhos com atividades divertidas e, ao mesmo tempo, educativas. É essencial reservar tempo para brincar e descontrair, mas é igualmente importante estimular os mais pequenos com atividades para crianças que desenvolvam a criatividade e outras habilidades.

5 atividades para crianças perfeitas para fazer em casa

Colagens

Sugestões de atividades para crianças: colagens

Esta pode ser uma das atividades mais divertidas para fazer com crianças. Desperta a criatividade e utiliza técnicas que aprimoram o desenvolvimento.

Para esta atividade necessita apenas de folhas de papel e cola. De resto, utilize os materiais que tiver em casa e no jardim. Experimente fazer colagens com folhas de árvores, recortes de revistas e jornais, palitos, guardanapos coloridos, ou mesmo com massas secas e grãos de arroz pintados.

A ideia é deixar que as crianças desenvolvam o seu espírito criativo e imaginem formatos e texturas para as suas obras de arte. Não seja demasiado descritivo sobre o que podem fazer. Quanto mais sentirem que estão no “comando” das operações, mais tempo irão dedicar à tarefa o que fará com que a atividade seja muito mais divertida.

Cozinhar

Sugestões de atividades para crianças: cozinhar

A cozinha pode ser um espaço de diversão, convívio e aprendizagem. Tenha apenas em atenção que deve sempre tirar do alcance dos mais pequenos tudo o que os possa magoar e explicar que todas as atividades devem ser feitas com o seu acompanhamento.  

Para que as crianças passem bons momentos na cozinha, experimente novas texturas, alimentos e combinações. Fazer bolachas de manteiga e deixar que os seus filhos as cortem com as formas que mais gostam pode ser uma excelente ideia. Um bolo simples de iogurte ou umas panquecas fáceis também são ótimas receitas para fazer com os mais novos e podem degustar o resultado ao lanche.

Construir e brincar com fantoches

Sugestões de atividades para crianças: construir e brincar com fantoches

Os mais novos adoram esta atividade, mas nem por isso é muito utilizada pelas famílias. Se não tem fantoches, aproveite para fazer o processo do início. Utilize meias e materiais que tem por casa e crie as próprias personagens. Deixe os seus filhos decorarem e personalizarem os fantoches ao seu gosto e toda a brincadeira terá mais valor.

Depois das personagens criadas, encene um teatro. Esta é a altura em que as crianças imaginam um sem fim de histórias diferentes com as mesmas personagens. Crie as personagens, o espaço de performance e até mesmo as próprias histórias. Envolva-as no processo e sentirão que fazem parte do resultado.

Pinturas

Sugestões de atividades para crianças: pinturas

Com certeza já terá feito esta atividade com as suas crianças. Contudo, fazer pinturas com guaches, aguarelas ou até mesmo com canetas e lápis de cor, será sempre um sucesso com crianças.

Os mais pequenos adoram ter a liberdade de pintar e de se poderem expressar através das formas e cores. Varie nos materiais. Por exemplo, pode fazer um desenho com giz branco ou lápis de cera numa folha de cor. Misturar cores e ver as tonalidades que vão surgindo também é uma ótima dica e pode servir para ensinar alguns conceitos importantes.

Um clássico das pinturas das crianças é usar tintas com os pés e as mãos para marcar nas folhas. Não só será um momento bem divertido como o desenho serve de recordação para oferecer como lembrança aos avós ou outro familiar. 

Escrever cartas

Sugestões de atividades para crianças: escrever cartas

Vivemos numa era em que é tudo digital, e já nem nos lembramos do quão especial é escrever e receber uma carta em papel. Dedique algum tempo com os mais novos à escrita, é importante que se saibam expressar através da escrita.

Aproveite para sugerir às crianças que escrevam uma carta para alguém. Pode ser aos avós, aos tios ou a algum amigo da escola. É um momento de recolha, concentração e criatividade também, ótimo para intercalar com os momentos de brincadeira.

Se tem amigos ou familiares com crianças em casa, aproveite para partilhar estas atividades com eles e proporcione bons momentos em família.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Que tipo de vinhos escolher para pratos de carne?

Quem aprecia uma boa refeição sabe que a bebida que a acompanha é, muitas vezes, tão importante quanto a própria refeição. Um...

Como registar animais de estimação

Ter um animal de estimação é, sem dúvida, um privilégio. No entanto, trata-se de uma decisão que não deve ser tomada de...

Dicas para uma melhor higiene oral

Certamente já ouviu dizer que “É melhor prevenir do que remediar”. No que diz respeito à saúde, este ditado torna-se ainda realista.

Descubra as cápsulas de café Continente Seleção

Sabia que o café teve a sua origem na Etiópia? Reza a lenda que enquanto um pastor passeava as suas cabras nos...

Hambúrgueres com Molho de Cogumelos

Se é amante de hambúrgueres, porque não juntar molho de cogumelos? Experimente esta receita e delicie-se com o resultado.