Inicio Casa e Família Bebés e Crianças Importância e cuidados para a saúde oral das crianças

Importância e cuidados para a saúde oral das crianças

A saúde oral é uma componente fundamental do bem-estar e da saúde geral. Ter cuidados diários desde cedo e manter visitas regulares ao dentista é fundamental para proteger os dentes e as gengivas, prevenindo o aparecimento de cáries.

Qual o papel dos pais no cuidado da saúde oral dos filhos?

Ensinar e acompanhar as crianças nos cuidados de higiene oral desde cedo é fundamental para que percebam a importância de cuidar dos dentes e como a saúde oral deve ser valorizada. A verdade é muitas crianças têm tendência para se esquecerem da rotina de lavar os dentes, mesmo sendo uma tarefa que demora apenas dois ou três minutos. Aproveite e faça com que a rotina de higiene oral seja um momento divertido, entre família. Escove os dentes com o seu filho e deixe que seja ele a escolher a sua escova de dentes. Promova uma relação saudável e associações positivas aos cuidados de higiene oral.

Cuidados e produtos essenciais para uma boa saúde oral das crianças

Os pais devem manter um papel ativo na rotina de higiene oral dos seus filhos e garantir os cuidados essenciais para reduzir a probabilidade do aparecimento de cáries.

Pasta de dentes

A pasta de dentes para crianças deve ser escolhida tendo em conta alguns critérios. Em primeiro lugar, coloca-se a questão do flúor. Devemos ou não dar flúor às crianças? Segundo a Direção Geral da Saúde, é dada prioridade às aplicações tópicas sob a forma de pastas de dentes. Para além de optar por um dentífrico fluoretado, adapte o produto à idade da criança. Existem pastas de dentes que, pelo seu sabor, influenciam a perceção e a experiência. Por exemplo, uma pasta de dentes com sabor a morango pode despertar associações positivas.

Escova de dentes

A escova de dentes adequada para crianças deve ter cerdas macias, de forma a não causar lesões nas gengivas. Idealmente, as cerdas devem ser todas do mesmo tamanho e possuir um cabo com um comprimento apropriado para uma correta execução dos movimentos. Além disso, podem ser manuais ou elétricas. No entanto, para cada fase da vida da criança existe uma escova de dentes certa. Tenha sempre estes fatores em consideração no momento da compra da escova de dentes para o seu filho. Peça um conselho ao seu dentista sobre o tipo de escova de dentes recomendado e veja a qual é que o seu filho melhor se adapta.

Elixir bucal

O elixir bucal é um produto que ajuda no controlo da formação da placa bacteriana, pela eliminação das bactérias, e na redução do risco de cáries. Deve ser utilizado como um complemento na higiene oral, de modo a reforçar todos os cuidados diários de saúde oral da criança. A utilização do elixir bucal deve ser sempre supervisionada por um adulto. Além disso, é importante optar por uma solução livre de álcool e com antissépticos que não sejam demasiado fortes.

O cuidado com os dentes deve ir além da escovagem após cada refeição. Para ajudar a manter as cáries longe, é importante moderar o consumo de alimentos ricos em açúcar. Visitas regulares ao dentista também são recomendadas. Não só adota uma prática de prevenção, como permite obter o melhor aconselhamento relativo à saúde oral do seu filho.

Aproveite também para conferir outros artigos sobre higiene que temos para si e não deixe de partilhar esta e outras indicações com os seus familiares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...