Inicio Casa e Família Bebés e Crianças Como prevenir queimaduras solares em crianças

Como prevenir queimaduras solares em crianças

Os cuidados com a pele das crianças são necessários ao longo de todo o ano, mas é sobretudo no verão que estão mais expostas ao sol, tornando-se ainda mais importante evitar as queimaduras solares.

Cuidados para prevenir queimaduras solares em crianças

Com a chegada do tempo quente e das férias, são muitas as famílias que aproveitam os dias na praia e na piscina. Para que as crianças possam brincar sem preocupações, existem alguns cuidados a ter para evitar escaldões, recomendados pela DGS – Direção Geral da Saúde.

Escolher um protetor solar adequado à idade

Deve procurar um protetor solar de corpo e rosto para peles sensíveis, com alto poder de absorção e eficácia em exposições solares prolongadas. Escolha um protetor com fator de proteção solar 50+, hipoalergénico e resistente à água. Deve renovar a aplicação a cada duas horas, especialmente se a criança passar muito tempo dentro de água.

Evitar a exposição solar durante as horas de maior calor

Idealmente a exposição solar deve ser evitada entre as 11 e as 17 horas, especialmente pelas crianças, pois nesse período existe uma menor incidência de radiação UV. Encontre formas de entreter os mais pequenos durante esse período e, ao final da tarde, aproveitem bons momentos na praia sem grandes preocupações. É de realçar que bebés com menos de seis meses não devem ser sujeitos à exposição solar e o mesmo deve ser evitado com crianças com menos de três anos, quando se trata de exposição direta.

Usar guarda-sol de praia e chapéu

O uso de um guarda-sol de praia deve ser uma constante em qualquer visita à praia com crianças. Estar à sombra é uma forma de dar um descanso à pele enquanto brincam na areia. Além disso, deve garantir que os mais pequenos usam um chapéu na cabeça, com abas largas, de forma a proteger a cabeça e o rosto ao longo das horas de exposição solar. Mesmo estando à sombra na praia, numa esplanada ou num simples passeio, é fundamental o uso de um chapéu e do protetor solar.

Aumentar a hidratação

Durante o período de exposição solar é importante ingerir líquidos para manter a hidratação corporal. Saia de casa com uma garrafa de água ou faça águas aromatizadas com as frutas que as crianças mais gostam, para facilitar a ingestão de líquidos ao longo do dia.

Manter as crianças protegidas e evitar queimaduras solares é simples se tiver estes cuidados. Se tem amigos ou familiares com crianças, partilhe esta informação para que protejam da melhor forma os mais pequenos nas horas de exposição solar.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...