Inicio Casa e Família Bebés e Crianças Como prevenir queimaduras solares em crianças

Como prevenir queimaduras solares em crianças

Os cuidados com a pele das crianças são necessários ao longo de todo o ano, mas é sobretudo no verão que estão mais expostas ao sol, tornando-se ainda mais importante evitar as queimaduras solares.

Cuidados para prevenir queimaduras solares em crianças

Com a chegada do tempo quente e das férias, são muitas as famílias que aproveitam os dias na praia e na piscina. Para que as crianças possam brincar sem preocupações, existem alguns cuidados a ter para evitar escaldões, recomendados pela DGS – Direção Geral da Saúde.

Escolher um protetor solar adequado à idade

Deve procurar um protetor solar de corpo e rosto para peles sensíveis, com alto poder de absorção e eficácia em exposições solares prolongadas. Escolha um protetor com fator de proteção solar 50+, hipoalergénico e resistente à água. Deve renovar a aplicação a cada duas horas, especialmente se a criança passar muito tempo dentro de água.

Evitar a exposição solar durante as horas de maior calor

Idealmente a exposição solar deve ser evitada entre as 11 e as 17 horas, especialmente pelas crianças, pois nesse período existe uma menor incidência de radiação UV. Encontre formas de entreter os mais pequenos durante esse período e, ao final da tarde, aproveitem bons momentos na praia sem grandes preocupações. É de realçar que bebés com menos de seis meses não devem ser sujeitos à exposição solar e o mesmo deve ser evitado com crianças com menos de três anos, quando se trata de exposição direta.

Usar guarda-sol de praia e chapéu

O uso de um guarda-sol de praia deve ser uma constante em qualquer visita à praia com crianças. Estar à sombra é uma forma de dar um descanso à pele enquanto brincam na areia. Além disso, deve garantir que os mais pequenos usam um chapéu na cabeça, com abas largas, de forma a proteger a cabeça e o rosto ao longo das horas de exposição solar. Mesmo estando à sombra na praia, numa esplanada ou num simples passeio, é fundamental o uso de um chapéu e do protetor solar.

Aumentar a hidratação

Durante o período de exposição solar é importante ingerir líquidos para manter a hidratação corporal. Saia de casa com uma garrafa de água ou faça águas aromatizadas com as frutas que as crianças mais gostam, para facilitar a ingestão de líquidos ao longo do dia.

Manter as crianças protegidas e evitar queimaduras solares é simples se tiver estes cuidados. Se tem amigos ou familiares com crianças, partilhe esta informação para que protejam da melhor forma os mais pequenos nas horas de exposição solar.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 bons vinhos rosé para o verão

Os rosés são vinhos perfeitos para o verão. Leves, frescos e com uma coloração única, oferecem imensas possibilidades de harmonização gastronómica. Podem...

Conheça a nova Yammi 2 Edição Limitada Vida Saudável

Com o ritmo de vida acelerado da sociedade moderna, cada vez mais as pessoas têm menos tempo para cozinhar, pelo que ter...

5 receitas para fazer gin tónico em casa em dias quentes

Nos dias quentes de verão, nada melhor do que uma bebida refrescante para degustar entre amigos, em família ou até sozinho. Aliás,...

Picanha: conheça esta carne tenra e suculenta

A picanha é a estrela de qualquer churrasco. É aquela carne que todos ficam à espera que chegue à mesa para a...

Melancia: tudo sobre esta fruta fresca de verão

Com as suas cores vibrantes, verde por fora, vermelha por dentro, com sementes pretas a salpicar a polpa sumarenta, a melancia é...