Inicio Casa e Família Cozinha Dicas para fazer um bom café em casa

Dicas para fazer um bom café em casa

O café é uma bebida mundialmente consumida e há quem não dispense a “pausa para café” todos os dias. Para não comprometer as características únicas desta bebida, é fundamental saber como fazer café.

O que ter em conta para fazer um bom café em casa

Para fazer um bom café em casa há alguns pormenores a ter em conta: a qualidade e temperatura da água, o tipo de café, a conservação, as proporções e o modo de preparação.

A escolha e temperatura da água

Não é só o café que define o sabor da bebida, mas também a água. Deve ser utilizada água filtrada ou mineral, pois a da torneira, ainda que seja submetida a temperaturas elevadas, pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida e podem destruir os óleos essenciais do café.

Fundamental ainda é não deixar que a água ferva. Quando adicionada ao café, o ideal é que esteja nos 90ºC para que não altere a acidez. Se a água ferver, deixe arrefecer por dois minutos antes de juntar ao café.

O tipo de café

É importante garantir a qualidade do café, pelo que deverá ter isso em conta na escolha do produto, seja em grão, moído ou em cápsula.

Café em grão

Os grãos de café moídos na hora destacam-se pelo aroma e sabor intensos que conferem à bebida. Se tiver um moedor de café, pode moer o grão de acordo com o café que pretende, seja de cafeteira, de saco ou de máquina. Deve ter apenas em consideração que a moagem de café deve ser adaptada ao tipo de preparação.

Café moído

Também pode fazer um bom café em casa com café moído, em pó. Existe uma grande variedade de cafés deste tipo no mercado, com diferentes aromas e intensidades. A conservação do café em pó é fundamental para manter as suas características por isso deve dar preferência a café embalado a vácuo, pois ajuda a preservar o aroma e sabor. Uma vez aberta a embalagem, não guarde no frigorífico ou em locais com humidade, luminosidade ou cheiros fortes. O ideal é manter o café no próprio saco, fechado e dentro de um recipiente com tampa, no interior de um armário.

Café em cápsulas

As cápsulas também são boas opções para fazer cafés com qualidade no dia-a-dia. Neste caso, deve também adaptar a intensidade e aroma ao seu paladar, já que existem opções para todos os gostos e ocasiões.

A proporção correta

Para fazer um bom café deve ter em atenção as quantidades de café e água, para encontrar o equilíbrio entre aquilo que é um café forte e um café fraco. O gosto de cada pessoa define a proporção ideal, mas uma medida base que proporciona um bom equilíbrio são cinco a seis colheres de sopa de café moído para um litro de água. Uma forma simples, rápida e com a proporção certa para um café adaptado ao seu paladar, é utilizar café em cápsulas. Escolha a intensidade que mais lhe agrada e desfrute de um café perfeito.

Estas são dicas simples e fáceis de pôr em prática se gosta de fazer café em casa para acompanhar o seu pequeno almoço, lanche ou até para beber depois das refeições. Escalde sempre a chávena para conservar a bebida quente por mais tempo e desfrute de uma pausa acompanhada de aromas e sabores únicos. Aproveite e partilhe esta informação com os apreciadores de café que conhece.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Húmus de beterraba assada

Proveniente da cultura árabe, o húmus é um patê que tem como base o grão-de-bico. Perfeito para servir como entrada, a acompanhar...

Dicas para beber água e benefícios de manter a hidratação

Manter a hidratação durante todo o ano é fundamental para a saúde. Beber água deve fazer parte da rotina diária e várias...

Continente Bio: conheça esta marca de produtos biológicos

A agricultura biológica é um método agrícola que combina as melhores e mais sustentáveis práticas ambientais, com as normas mais exigentes de...

Os melhores gelados Continente para desfrutar este verão

É tempo de sol, praia, piscina, piqueniques, passeios, esplanadas e gelados! Seja onde for, os gelados do Continente foram criados para acompanhá-lo...

12 hábitos alimentares e de vida saudável para todos os dias

Para nos sentirmos bem e com vitalidade, devemos manter um estilo de vida saudável, praticando algum exercício físico e fazendo as melhores...