Inicio Casa e Família Cozinha 5 dicas para saber como fazer o melhor chocolate quente

5 dicas para saber como fazer o melhor chocolate quente

Os dias frios estão a chegar e tudo o que possa contribuir para nos aconchegar é sempre bem-vindo. Vestir uma roupa mais confortável para o frio ou beber algo quente e que nos deixe confortáveis são opções que consideramos nesta altura do ano.

O chocolate quente é uma bebida que nos vem sempre à ideia, seja no outono ou no inverno. E como fazer um chocolate quente? Mais ou menos cremoso, mais ou menos espesso… Bom, vamos revelar-lhe 5 dicas para poder fazer o melhor chocolate quente.

Como fazer o melhor chocolate quente?

1. Cremoso com Maizena ou amido de milho

Se gosta de chocolate quente bastante cremoso, siga esta dica. Claro que fazer a mistura do leite com chocolate apenas e só não é suficiente. Assim sendo, acrescente Maizena ou amido de milho, mas tenha cuidado com as quantidades para não tornar a bebida muito doce. Adicione a Maizena em quantidades iguais ao do leite (uma chávena de chá, por exemplo). Já com o amido de milho é diferente: use, por exemplo, uma chávena de chá de leite e uma colher de sopa de amido de milho.

2. Escolher o chocolate ideal

Pode fazer um bom chocolate quente com qualquer tipo de chocolate. Seja branco, de leite e até mesmo o amargo. Tanto pode fazer a bebida escolhendo um destes como pode fazer com uma mistura de todos. No entanto, tenha em atenção que o chocolate branco é mais doce. Por conseguinte, deverá ter em atenção a quantidade do açúcar a usar. Se não é fã de bebidas muito doces, opte por um chocolate amargo.

3. Confecione em lume brando

O momento de confeção é importante que seja a lume brando. O objetivo é incorporar os ingredientes e não ferver o leite. O leite fervido pode queimar o chocolate, passando a ser mais amargo do que deseja.

4. Adicione aromatizantes apenas no fim

Pode beber o chocolate quente adicionando-lhe bebidas destiladas, aquecendo-o ainda mais no pico do frio. Pode usar uísque ou conhaque, mas adicione-o apenas em último lugar para não permitir que o álcool evapore por completo. O mesmo acontece com ingredientes crus, como a hortelã, que deverão ser adicionados apenas no fim.

5. Use especiarias

Se pretende ter um resultado para além do tradicional chocolate quente, então use especiarias. Canela em pau, noz-moscada e até mesmo pimenta. Qualquer uma destas sugestões vão transformar o seu chocolate e dar-lhe um sabor único.

O desafio está feito. Siga cuidadosamente estas dicas e vai ter um chocolate quente magnífico. Para finalizar, pode sempre adicionar a tradicional dose de chantilly. Revele este artigo aos seus familiares e amigos e partilhe nas redes sociais.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...